Início Destaques

Programa disponibiliza nove mil consultas oftalmológicas gratuitas em Salvador; confira

Foto: Divulgação

A segunda fase do programa “Saúde dos Olhos” foi anunciada pela Prefeitura de Salvador, proporcionando nove mil vagas gratuitas para serviços oftalmológicos. Esta iniciativa compreende consultas e exames oftalmológicos, bem como encaminhamentos para tratamentos cirúrgicos e inscrição para o tratamento do glaucoma.

A mobilização abrange nove bairros: Itapuã, Pau da Lima, Cajazeiras, Valéria, Subúrbio, Cidade Baixa, Liberdade, Cabula, Itapuã e Tancredo Neves. Para acessar o serviço, os moradores de Salvador devem apresentar um guia de solicitação de consulta com oftalmologista ou comprovante de inscrição na fila de espera obtido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os interessados devem comparecer com documento de identificação pessoal, cartão SUS de Salvador e uma requisição ou comprovante de inscrição na fila única.

Alerta

Através do programa “Saúde dos Olhos”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção em saúde ocular. Segundo a prefeitura, a maioria das pessoas só procura assistência médica quando os problemas visuais estão em estágios avançados.

A prefeitura enfatiza a necessidade de realizar check-ups regulares para prevenir e detectar doenças oculares silenciosas que podem representar riscos à visão. Indivíduos com diabetes ou doenças autoimunes, por exemplo, devem consultar um oftalmologista periodicamente, pois essas condições podem levar a complicações como catarata, retinopatia diabética ou síndrome dos olhos secos a longo prazo.

Da mesma forma, algumas patologias podem ser identificadas durante exames oftalmológicos de rotina. Portanto, a SMS ressalta que mesmo na ausência de problemas visíveis, é recomendável consultar um oftalmologista anualmente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que atualmente cerca de 285 milhões de pessoas no mundo tenham algum grau de comprometimento da visão, sendo que a maioria desses casos poderia ser prevenida (60% a 80%) ou tratada.

No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum tipo de dificuldade visual. As causas das doenças oftalmológicas podem variar, abrangendo desde fatores genéticos até hábitos de vida.

Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira.

Compartilhe agora: