Home Destaques

Nomes de aliados a Rui somam 32% e Bruno Reis lidera pesquisa com 20%, Isidório é o mais rejeitado com 17%

Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Salvador, encomendada pela RecordTV Itapoan e realizada pelo instituto Real Time Big Data, foi divulgada nesta segunda-feira(9).

Cenário 1

No primeiro cenário em que o candidato da base do prefeito ACM Neto (DEM) é o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), o democrata aparece liderando com 20%. Entretanto, o quadro mostra que os nomes oposicionistas, aliados ao governador Rui Costa (PT), possuem maior percentual somado de intenção de voto.

O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, vem em segundo lugar com 9%. O cartola tem sido especulado para se filiar a alguma legenda aliada a Rui.

Aliados de Neto:

Bruno Reis (DEM) – 20%

Márcio Marinho (Republicanos) – 5%

Geraldo Júnior (SD) – 3%

Total: 28%

Aliados de Rui:

Bellintani (sem partido) – 9%

Isidório (Avante) – 8%

Pelegrino (PT) – 7%

Olívia Santana (PCdoB) – 6%

Bacelar (Podemos) – 2%

Total: 32%

Considerado nome indepentente na política soteropolitana, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) é o último colocado com 2%.

Cenário 2

Quando a pesquisa coloca o deputado estadual licenciado e secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (DEM) como substituto de Bruno Reis como candidato da base do prefeito ACM Neto, o cenário é liderado por Guilherme Bellintani. O presidente do Bahia tem 9%, empatado com Isidório, que também tem 9%.

Neste segundo cenário, os pré-candidatos da base de Rui Costa têm praticamente o dobro do percentual apresentado pelos nomes do grupo de ACM Neto.

Aliados de Neto:

Geraldo Júnior (SD) – 6%

Leo Prates (DEM) – 5%

Márcio Marinho (Republicanos) – 4%

Total: 15%

Aliados de Rui:

Bellintani – 9%

Isidório – 9%

Olívia Santana – 8%

Bacelar – 3%

Fábio Vilas Boas – 2%

Total: 31

Nesta amostragem, Hilton Coelho tem 3%.

A pesquisa ouviu 850 eleitores entre os dias 3 e 4 de dezembro e possui margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

REJEIÇÃO

O líder da Fundação Dr. Jesus e deputado federal mais votado de Salvador e da Bahia no pleito passada aparece no levantamento com 17%.

Outro rejeitado também é deputado federal e se coloca como pré-candidato à prefeitura pelo PT, Nelson Pelegrino. No levantamento há uma rejeição ao petista de 8%.

Os menos rejeitados, dos mais competitivos, são Bruno Reis (DEM) com 4%; Geraldo Júnior (SD), Guilherme Bellintani (sem partido) e Léo Prates (DEM) com 2% cada.

A taxa de rejeição funciona com um nivelamento de teto eleitoral de um político. Ela mostra um público que dificilmente vota em determinado candidato a disputa majoritária. Necessariamente quem é o mais bem colocado num levantamento, ter uma taxa de rejeição alta, significa que dificilmente ele vai crescer e isso oscila durante a campanha eleitoral.

O levantamento foi contratado e divulgado pela RecordTV Itapoan e realizado pela Real Time Big Data. Foram ouvidos 850 eleitores, entre 3 e 4 de dezembro. Margem de 4 pontos para mais ou para menos e 95% de confiança.

Compartilhe agora: