Home Ação

STF condena mais três réus por participação nos atos golpistas do 8 de janeiro; confira

Foto: Reprodução


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou mais três réus por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes do Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. A decisão foi realizada nesta terça (03).

Todos os réus foram acusados pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e depredação de patrimônio tombado.

Já o ministro Nunes Marques, revisor das ações penais, votou pela condenação apenas pelos crimes de deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, absolvendo os acusados dos demais crimes.

De acordo com detalhes, duas outras ações penais, envolvendo as rés Jupira Silvana da Cruz Rodrigues e Nilma Lacerda Alves, tiveram o julgamento suspenso por um pedido de destaque do ministro André Mendonça. 

Baiana julgada

O Supremo Tribunal Federal, iniciou o julgamento da primeira baiana presa por cometer altos golpistas, no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A ré, Nilma Lacerda, natural da cidade de Barreiras, responde por cinco crimes.

A mulher, de 47 anos, foi presa no Palácio do Planalto. De acordo com a Procuradoria Geral da República, instituição responsável por oferecer as denúncias, ela integrou um grupo que destruiu obras de arte e bens públicos no planalto.

Para ela, o ministro do STF, propôs a pena de 14 anos, pelos seguintes crimes: Abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de estado; Associação Criminosa; Dano qualificado; Destruição do patrimônio tombado.

Compartilhe agora: