Início Destaques

Prefeitura de Salvador adquire exoesqueletos para auxiliar na reabilitação de crianças com limitações de mobilidade.

Prefeitura anuncia parceria para adquirir exoesqueletos para reabilitação de crianças com mobilidade reduzida — Foto: Betto Jr./ Secom

A administração municipal de Salvador revelou uma parceria com o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) para adquirir quatro exoesqueletos infantis. O prefeito, Bruno Reis, formalizou esse compromisso nesta sexta-feira (6), nas instalações do NACPC.

Esses exoesqueletos infantis são modelos inovadores no Brasil e serão empregados na reabilitação terapêutica e no apoio a crianças com mobilidade limitada devido a desafios físicos e intelectuais.

O projeto visa também promover pesquisas de reabilitação especializada envolvendo médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, usando esses exoesqueletos.

Essa tecnologia de exoesqueleto possibilita que indivíduos com mobilidade reduzida recuperem ou aprimorem sua capacidade de locomoção e realizem tarefas cotidianas de forma mais independente.

Os exoesqueletos são utilizados em crianças com diversas condições, como paralisia cerebral, mielomeningocele, espinha bífida, síndrome congênita do zika vírus, AVC infantil, síndrome de Rett, distrofias musculares, hemiplegias e paraplegias.

A empresa canadense Trexo Robotics é a criadora dessa tecnologia, e o NACPC será a primeira organização sem fins lucrativos a contar com esse equipamento no Brasil.

Compartilhe agora: