Início Social

Moradora de Salvador busca ajuda para tratamento contra câncer no rosto

Baiana busca ajuda para tratamento contra câncer raro e agressivo no rosto — Foto: Arquivo Pessoal

A auxiliar de limpeza Emili Maria dos Santos, de 28 anos, foi diagnosticada com um carcinoma mucoepidermóide, câncer na região da parótida, glândula salivar localizada no lado direito do rosto, e está em busca de ajuda para custear o tratamento.

Moradora do bairro Cosme de Farias, em Salvador, Emilli dos Santos é paciente do Hospital Aristides Maltez (HAM), unidade filantrópica que cuida de pacientes oncológicos na capital baiana.

Aos 7 anos, Emili dos Santos descobriu que tinha a doença e um ano depois realizou o primeiro procedimento cirúrgico, onde foi feito um esvaziamento cervical e foi colocado uma prótese.

Dois anos depois, foi iniciado o tratamento com radioterapia, que foi concluído com sucesso. Após o acompanhamento de um oncologista, aos 14 anos, a baiana foi considerada curada do câncer.

Mesmo tendo vencido a luta contra a doença, Emili fazia acompanhamento anual. Em 2022, começou a sentir muitas dores na mandíbula, dentes e dificuldade para abrir a boca.

“Resolvi procurar meu médico oncologista que me acompanhou na infância. Ele me indicou fazer fisioterapia, porém, tudo que estava sentindo persistia e com uma maior intensidade”, contou a baiana.

Em seguida, o rosto da auxiliar de limpeza começou a inchar, a visão do lado direito foi afetada e a auxiliar de limpeza começou a conviver com perda de peso e ferimentos na boca e rosto.

O diagnóstico do retorno do câncer foi feito no dia 3 de janeiro deste ano, após uma tomografia.

“Dessa vez veio muito mais agressiva e em outros locais da face, como atrás da orelha e próximo a região do olho”, contou.

O tratamento com radioterapia vai ser iniciado no dia 17 de abril, inicialmente com a previsão de 36 sessões. “Depois vou passar por uma nova avaliação médica, onde vai ser definido os novos passos do tratamento. Se será cirurgia ou novas sessões [radioterapia]”.

Benefício indeferido e ajuda nos custos

Fonte: G1

Compartilhe agora: