Home Coronavírus

Medidas restritivas passam a vigorar em Brotas e Cosme de Farias, em Salvador

O bairro da Pituba tem finalização das ações restritivas nesta quarta-feira (20).

Foto: Valter Pontes/Secom

O bairro da Pituba que teve medidas restritivas impostas nos últimos dias, tem finalização nesta nesta quarta-feira (20). Em coletiva transmitida pela internet, o prefeito ACM Neto afirmou que as ações de interdição de parte da orla e o fechamento dos comércios com atividades que não são consideradas essenciais resultaram em uma queda na taxa de transmissão do coronavírus na região, que possui o maior número de contaminados de salvador.

“Ontem conseguimos registar uma taxa de transmissão de 5.7% em Salvador. Foi a primeira vez, desde que houve o crescimento da taxa, que ela desce da casa dos 6%. Sempre vinha acima dos 6%. Ontem conseguimos alcançar 5.7%. Para ter mais conforto, para ter mais segurança na retomada das atividades econômicas, é fundamental que essa taxa seja menor do que 5%. Mas já é um dado a ser comemorado. Não devemos relaxar, mas é um indicativo positivo e mostra que as medidas adotadas nas quatro regiões iniciais, Pituba, Boca do Rio, Centro e Plataforma, já começam a ter efeito”, disse ACM Neto.

“Hoje suspendemos as medidas restritivas que foram aplicadas por sete dias no bairro da Pituba. Foi um prazo suficiente e necessário para a adequação dos moradores, trabalhadores. Os dados estão aí. A redução da taxa de transmissão em toda a cidade, com impacto decisivo dessa contenção que fizemos na última semana. Nossa expectativa agora é suspender as medidas, liberando atividades que foram restringidas, seguindo o protocolo”, completou.

Enquanto a Pituba poderá reabrir o comércio, desde que haja atenção com as medidas sanitárias necessárias e o distanciamento entre as pessoas, Brotas e Cosme de Farias serão os próximos bairros em que as medidas restritivas serão implementadas. O prefeito destacou que a região apresentou um crescimento substancial de casos de coronavírus. Juntas, as duas áreas registram mais de cem pessoas infectadas.

A imposição de medidas restritivas e Brotas e Cosme de Farias terá início na sexta-feira, com prazo inicial de duração de uma semana. No período, os estabelecimentos de serviços que não são considerados essenciais serão fechados. A feira livre também será impedida de funcionar. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, diminuir a curva de contaminação do coronavírus.

“A gente sabe que tem um estoque grande de casos nesses dois bairros. A taxa de transmissão continua alto nesses dois bairros. Somente no mês de maio tivemos quase 60 casos nos dois bairros. Foram 29 em Brotas e 29 em Cosme de Farias. O crescimento foi maior em Cosme de Farias. Ouvi relatos de pessoas que estão muito preocupadas, o fim de linha é área de concentração de pessoas, fica muito cheio com a presença de feirantes. Vamos precisar tomar essas medidas”, afirmou o prefeito.

“Vamos precisar dar uma segurada no fluxo de pessoas, no comércio, nos feirantes. A partir de sexta-feira. Damos um prazo de 48 hora para as pessoas se adequarem. Não temos como dar um prazo maior. As decisões são tomadas de maneira dinâmica”.
A partir de sexta-feira, os bairros de Brotas e Cosme de Farias também receberão ações da prefeitura, com testagem rápida da população, aferição da temperatura das pessoas, limpeza das ruas, medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti e distribuição de cestas para ambulantes e comerciantes informais.

“Lembrando que hoje, em Salvador, nós iniciamos as ações nos bairros da Liberdade, Lobato e Bonfim. Simultaneamente na cidade, a partir de sexta-feira, as ações funcionarão em Cosme de Farias e Brotas. Continuaremos com as ações em Plataforma, Liberdade, Lobato e Bonfim. Portanto, serão seis regiões com as medidas restritivas”, concluiu ACM Neto.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Salvador possui 5.331 casos confirmados de coronavírus, com 215 mortes em decorrência da doença.

Compartilhe agora: