Home Serviços

Drauzio Varella recebe prêmio da OMS sobre Dia Mundial sem Tabaco

Foto: divulgação

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou os ganhadores do Prêmio Dia Mundial sem Tabaco 2020. O médico Drauzio Varella, do Brasil, é um dos contemplados pelo seu trabalho em combater o produto, que causa mais de 8 milhões de mortes todos os anos.

A lista, que inclui outros agraciados no México, na Bolívia e na Venezuela, foi divulgada às vésperas do Dia Mundial sem Tabaco, marcado em 31 de maio.

Além de Drauzio Varella, a OMS concedeu o prêmio a três instituições bolivianas que ajudaram a aprovar uma legislação de controle de tabaco em repartições públicas transformando os ambientes em 100% sem tabaco, além de outros locais de trabalho.

É o primeiro país das Américas a aprovar um projeto de lei neste século de combate ao produto.

Os três premiados são a Assembleia Nacional Boliviana, o Ministério da Saúde e a Aliança Bolívia sem Tabaco que cooperaram para que a legislação fosse adotada. Pela nova regra, os maços de cigarro terão que exibir imagens maiores sobre os danos do fumo.

Os ganhadores da edição 2020 do prêmio foram selecionados pela OMS após sugestões de uma consulta pública. Todos eles contribuem para o controle do tabaco em seus países.

Nicotina eletrônica

No México, os Ministérios da Saúde, das Finanças e da Economia devem dividir o prêmio após aumentarem os impostos sobre a venda de cigarro e proibirem a importação de sistemas de entrega de nicotina eletrônica e produtos de tabaco aquecido que levam ao uso do narguilé também conhecido como “vaping” pela juventude mexicana.

A OMS decidiu ainda agraciar o Ministério da Saúde da Venezuela por causa de uma proibição total de comerciais, promoção e patrocínio de tabaco, como prevê a Convenção sobre o Controle do Tabaco. Com isso, o país se tornou o oitavo nas Américas a implementar a recomendação.

Ao comentar a concessão do prêmio ao médico Drauzio Varella, a OMS destacou a influência dele em assuntos de saúde no Brasil lembrando que o médico é também um grande defensor da prevenção e controle de câncer, e que ele coopera com autoridades de saúde e com as famílias para alertar sobre os perigos do tabaco.

Varella é ainda um grande promotor do aumento de impostos sobre o tabaco para reduzir o consumo.

Manipulação

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pelos países-membros da OMS em 1987.

O objetivo é aumentar a conscientização para os efeitos nocivos do tabaco e para os riscos corridos por fumantes passivos.

Em 2020, o tema do Dia Mundial é: “Protegendo a juventude da manipulação da indústria e prevenindo-a do uso do tabaco e da nicotina”.

Compartilhe agora: