Home Bahia

Com foco em diversidade e inclusão, Programa de Estágio da Braskem contrata 65 pessoas na Bahia

Foto: Divulgação

Em todo país foram 351 selecionados, mais da metade (51%) são mulheres, enquanto 42% são negras.

Comprometida com a diversidade e a inclusão em seu quadro de integrantes, a Braskem contratou este ano 351 pessoas por meio de seu programa de estágio, das quais 65 na Bahia. As vagas foram destinadas aos estados onde a companhia tem presença: Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas.

O Programa de Estágio 2023 contou com mais de 36 mil inscrições e teve como objetivo atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência (PcD). Para as vagas de estágio universitário foram estabelecidas metas que visavam a contratação de mulheres, pessoas negras e PcD. Já para o estágio técnico, as metas definidas foram de gênero e raça.

Os resultados alcançados foram significativos, sendo 51% das pessoas contratadas mulheres, 42% pessoas negras, 62% pessoas de baixa renda e 23% pessoas com mais de 25 anos. Já 16% das pessoas fazem parte da comunidade LGBTQIAP e 1% são pessoas com alguma deficiência.

“Ano após ano temos aprimorado o nosso programa de estágio para que a Braskem seja cada vez mais humana, diversa e inclusiva. Todo o processo seletivo é pensado para trazer mais representatividade. Além disso, entendemos ter um papel importante como empregador de potencializar o desenvolvimento de grupos que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, afirma Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da companhia.

Processo seletivo inclusivo
Para atingir as metas propostas, o Programa de Estágio 2023 buscou garantir mais diversidade e inclusão desde o processo seletivo. Para isso houve flexibilização de critérios na escolha das pessoas candidatas, atualização do Braskem Game e incorporação de versão acessível para pessoas com deficiência visual, além da divulgação do programa direcionada especificamente para grupos sub representados.

A Braskem também apostou na Jornada Preta, um formato que visa favorecer a experiência do público negro. A iniciativa foi realizada em uma plataforma imersiva da Bettha, startup da Companhia de Talentos, onde as pessoas candidatas trilhavam um caminho com vídeos e podcasts e acessavam o canal para inscrever-se no programa.

Para a executiva, essas iniciativas reforçam os valores que guiam as relações dentro da empresa. “A Braskem é uma empresa que acredita no poder e no valor das pessoas. Incentivamos a prática de ser quem se é no ambiente de trabalho e colocamos valores como o respeito acima de tudo”.

Joana Nascimento Santana, de 22 anos, foi uma das selecionadas para o estágio de nível superior na Bahia. “Estagiar na Braskem é um sonho realizado. Agora pretendo crescer dentro da empresa, pois aqui temos a oportunidade de aprender muito”, explica Santana. A nova estagiária, que atua na unidade Q1, no Polo Industrial de Camaçari, destaca ainda o apoio de todos no ambiente de trabalho. “As pessoas ajudam muito, não só os meus líderes diretos, mas também profissionais de outros setores”, afirma a técnica de automação industrial e aluna do quinto semestre de engenharia elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Bolsas de inglês e treinamentos

Tanto as pessoas estagiárias de nível universitário como de nível técnico terão a possibilidade de acesso à uma bolsa de estudo de inglês. A condição é que a pessoa domine, no máximo, o nível básico do idioma ou então, como ação afirmativa, que se declare preta ou parda, independentemente da proficiência.

Além disso, a empresa inovou ao apostar em capacitações nas ferramentas como Excel, Power BI, Power Point, VBA, SQL e Python. Esses treinamentos são voltados para todas as pessoas estagiárias contratadas, seja de nível técnico ou universitário, e tem como proposta nivelar os conhecimentos das equipes.

Empresa que mais oferece oportunidades no setor

O Programa de Estágio Braskem 2023 tem sido reconhecido não só pelos seus participantes, mas por entidades dos setores educacional e de recursos humanos. A iniciativa foi vencedora do 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, na categoria Oportunidades. Mais de 400 organizações concorreram a premiação. ”É de grande valor para a Braskem esse tipo de reconhecimento. Isso mostra que, dentro da Indústria, somos a empresa que oferece oportunidades de estágio ao maior número de estudantes no país”, destaca a diretora.

O 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). O Prêmio é destinado a reconhecer as organizações que oferecem oportunidades de crescimento profissional a estudantes, por meio de programas de estágio.

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Compartilhe agora: