Início Política

Câmara debate acesso ao tratamento de câncer de mama

O Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização contra o câncer de mama, vai ganhar uma audiência pública na Câmara Municipal de Salvador. A atividade proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) acontecerá na terça-feira (29), às 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara.

Com o tema “Câncer de Mama: desafios para o diagnóstico precoce e acesso pleno ao tratamento”, a audiência pretende conscientizar para a prevenção e tratamento do câncer de mama, bem como discutir o impacto e assistência após o diagnóstico. A oncologista Luciana Landeiro, do Núcleo de Oncologia da Bahia, foi convidada para falar sobre o tema.

De acordo com a vereadora Aladilce, também serão debatidos os direitos das pacientes, com base na lei federal 12.732/12, que garante o início do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em até 60 dias, a partir da assinatura do laudo patológico. “Muitas mulheres desconhecem esse direito, o que pode resultar em um tratamento tardio, trazendo ainda mais complicações”, afirma a parlamentar que é enfermeira.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de três mil novos casos de câncer de mama são descobertos todos os anos na Bahia. “Por isso, a informação continua sendo a principal arma para enfrentar o câncer, tanto para identifica-lo precocemente, quanto para exigir o direito a um tratamento na rede pública de saúde, logo após o diagnóstico”, destaca Aladilce.

Aberta ao público, a audiência contará com presenças de representantes do Ministério Público da Bahia, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, do Hospital Santa Izabel, Hospital Aristides Maltez e Hospital da Mulher.

Compartilhe agora: