Home Dicas

Tudo o que necessita saber sobre orgasmos femininos na menopausa; veja os detalhes

Foto: Divulgação

A menopausa é um momento muito importante na vida de qualquer mulher. É que, afinal de contas, este marca o final do período fértil da mulher, levando a alterações significativas no seu corpo e, consequentemente, no seu bem-estar, tanto físico quanto psicológico. E, a partir daí, muita coisa altera-se, incluindo o orgasmo feminino, por exemplo.

Apesar de ser um processo biológico e totalmente normal na vida da mulher, a menopausa continua a ser encarada quase como um tabu na sociedade ocidental. O que, actualmente, içai deixa de ser um paradoxo. É que estamos no auge da era da informação. No entanto, já os especialistas afirmam e alertam para a diferença entre ter acesso à informação e estar informado.

A menopausa acontece por volta dos 50 anos de idade. Este período não é certo e pode variar alguns anos. No entanto, quando acontece antes dos 45 anos, designa-se como menopausa precoce e, provavelmente, deveu-se a factores ou sintomas externos. Por sua vez, também pode acontecer mais tarde e se a mulher atingir a menopausa após os 52 anos, é considerada menopausa tardia. Estima-se que, no futuro, com o aumento da esperança média de vida, este período também comece a acontecer num estágio da vida cada vez mais tardio.

SINTOMAS DA MENOPAUSA
A menopausa acontece quando o organismo da mulher deixa de produzir as hormonas necessárias para o seu ciclo de fertilidade. Com os níveis de estrogénio a baixarem, o corpo altera-se e ressente-se, levando ao aparecimento de sintomas. Estes tendem a desaparecer com o passar do tempo, num período de 5 a 10 anos, mas até lá podem causar desconforto na vida da mulher, tanto física quanto psicológica.

Entre os sintomas mais comuns estão os chamados afrontamentos, que são vagas de calor repentinas que atingem a mulher. Mas não só. Tendência para ganhar peso, mudanças de humor repentinas, problemas de pele, insónia ou suores frios são outros dos sintomas mais frequentes. Além disso, a menopausa afecta directamente a vida sexual da mulher, já que, ao baixar os níveis hormonais, a líbido é também afectada.

Com isso, surgem sintomas como a secura vaginal, que podem tornar o acto sexual desconfortável e doloroso. Consequentemente, também o apetite sexual pode reduzir. Tudo isso faz com que o orgasmo feminino, outro tema tabu na sociedade ocidental, possa se tornar mais difícil ou complicado de atingir. Contudo, existem vários conselhos e dicas que pode seguir e adoptar no quotidiano para aliviar os sintomas e eliminar este problema.

MELHORAR O ORGASMO APÓS A MENOPAUSA
A queixa é comum nos consultórios médicos: após a menopausa, atingir o orgasmo é mais complicado. No entanto, se é verdade que a menopausa termina a capacidade reprodutiva do corpo da mulher, isso não significa que cesse a capacidade de ter prazer sexual. Por isso, em caso de problemas prolongados, a mulher deve sempre recorrer a ajuda especializada, incluindo o seu médico de família ou um sexólogo.

É fundamental ter conhecimento do seu próprio corpo e, consequentemente, da sexualidade feminina. Se isso já é importante ao longo da vida, após a menopausa ganha redobrada força. É importante que qualquer mulher conheça intimamente o funcionamento do seu corpo, incluindo os seus pontos eróticos e erógenos, partilhando essa informação com o parceiro. Além disso, a mulher não deve ter receio de experimentar e de procurar o que lhe dá prazer. É que, muitas vezes, a mulher cai no erro de ter relações para agradar o outro em vez de a si própria.

Além disso, existem vários aliados da mulher neste jogo sexual e erótico. Os brinquedos sexuais, como é óbvio, mas especialmente os lubrificantes e os hidratantes vaginais. Finalmente, mas mais raro, é a possibilidade da reposição hormonal feminina. Dizemos que é mais raro porque nem toda a mulher é candidata a este processo, que comporta riscos para a saúde de alguns grupos de risco. Daí que o acompanhamento médico especializado seja altamente recomendado. No fundo, adopte uma postura sensata, responsável e inteligente

Compartilhe agora: