Home Destaques

Três mulheres assumem cadeiras no Senado, após indicações de Lula a ministérios

Ana Paula Lobato (esquerda), Jussara Lima (centro) e Augusta Brito (direita) Reprodução

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou três nomes que conquistaram vagas no Senado Federal nas eleições deste ano para comandarem ministérios a partir de 2023. Com isso, três mulheres, que foram eleitas como suplentes, assumem as cadeiras e aumentam a bancada feminina na Casa Alta.

Entre os 21 nomes anunciados por Lula para a Esplanada estão Flávio Dino (PSB-MA), Camilo Santana (PT-CE) e Wellington Dias (PT-PI), que foram eleitos para o Senado.

Ana Paula Lobato (PSB) assume a cadeira de Dino pelo Maranhão. Enfermeira por formação, ela é atualmente vice-prefeita de Pinheiro (MA). Com 38 anos, será a parlamentar mais jovem da Casa.

Quem assume no lugar de Camilo Santana pelo Ceará é Augusta Brito de Paula (PT). Ela foi prefeita de Graça (CE) por dois mandatos (2005 a 2012). De 2012 a 2014, atuou como secretária de Educação de São Benedito (CE). Se elegeu deputada estadual em 2014 e se reelegeu em 2018. Em 2022 deixou o PCdoB rumo ao PT.

Já a vaga de Dias pelo Piauí fica para Jussara Lima (PT). Ela foi a primeira vereadora mulher de Fronteiras (PI), em 1989. Em 2011, se elegeu a primeira vice-prefeita do mesmo município. Ela é socióloga e casada com o Deputado Federal Júlio César de Carvalho Lima (PSD).

Enquanto Flávio Dino assumirá a Justiça e Segurança Pública, Camilo Santana comandará a Educação e Wellington Dias estará à frente do Desenvolvimento Social de Lula.

Representatividade no Senado
Entre as 27 cadeiras que estiveram em disputa nas eleições de 2022, apenas quatro foram conquistadas por mulheres. Damares Alves (Republicanos-DF), Tereza Cristina (PP-MS), Dorinha (União Brasil-TO) e Teresa Leitão (PT-PE) venceram suas disputas.

Inicialmente, portanto, o Senado contaria com apenas 10 mulheres entre os 81 parlamentares que compõem a Casa. Com as indicações de Lula, o número salta para 13 a partir de 2023.

Compartilhe agora: