Início CHUVAS

Lula visita o Rio Grande do Sul neste domingo acompanhado de ministros (Vídeo)

Foto: Reprodução vídeo

Neste domingo (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, volta ao Rio Grande do Sul acompanhado de, pelo menos, nove ministros e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo os ministros ouvidos, Lula se reunirá à noite com prefeitos de municípios atingidos pelas chuvas e pretende orientar o preenchimento de documentos com informações necessárias para que o governo possa definir o valor a ser liberado na Medida Provisória, que deve ser publicada nos próximos dias, com liberação de crédito extraordinário.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que mais de trezentas prefeituras precisam preencher o “plano de trabalho” com detalhes das necessidades de cada local.

“O governo federal precisa saber quantas pessoas foram impactadas, quantas casas caíram, quantas foram alagadas, mas a água já abaixou, quantas ainda estão alagadas… Porque, com isso, dimensiona os recursos e libera o quanto antes”, disse.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse ao blog que a pasta instalou um Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (COE) para coordenar as atividades junto às secretarias, Fiocruz, Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

Segundo ela, há um esforço para evitar o desabastecimento e reforçar o atendimento nos hospitais afetados. A ministra afirmou, ainda, que serão instalados hospitais de campanha no Rio Grande do Sul. Um deles começará a funcionar neste domingo, em Canoas (RS).

“Estamos definindo com as secretarias estadual e municipais das localidades afetadas a instalação de hospitais de campanha e também com o Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao ministério, a transferência de pacientes, entre outras ações necessárias”, disse a ministra.

Na noite de sexta-feira, a pasta autorizou o pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao estado do Rio Grande do Sul para apoiar e prestar assistência aos municípios. Nísia destacou que novos recursos serão liberados.

Compartilhe agora: