Início Bahia

Segunda edição do concurso público Makota Valdina é anunciado pelo Governo do Estado

Foto: Reprodução

Criado para selecionar e premiar projetos escolares da rede estadual de ensino que demonstrem mérito na valorização da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, o Concurso Público – Edital Makota Valdina, em sua segunda edição, foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (12).

As inscrições, que têm como público-alvo professores, gestores e coordenadores, já estão abertas e prosseguem até 4 de setembro deste ano. O concurso é realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Os 108 projetos escolares e 54 recursos educacionais selecionados receberão o recurso financeiro para iniciar a organização do projeto, a ser executado em 2024, serão avaliados através dos Itens Técnicos da Proposta Educacional (ITPE).

Para participar da seleção e premiação das propostas das modalidades e submodalidades descritas no edital, o candidato deverá ser profissional da educação pertencente do quadro efetivo da mesma escola vinculada à rede estadual de ensino.

Além de dar visibilidade às ações e aos projetos escolares que promovam a igualdade racial e a educação antirracista, o Concurso Público – Edital Makota Valdina visa estimular e incentivar a leitura de obras literárias.

De acordo com as secretarias parceiras na realização do concurso, as escolas tendem a reproduzir a estrutura social hegemônica que excluiu, por centenas de anos, o povo negro e os povos originários do acesso aos bens sociais.

“Logo, implementar ações educativas que potencializem a construção de novas projetos e modelos pedagógicos capazes de gerar práticas antirracistas, em prol da valorização desses povos e do fortalecimento identitário nas comunidades”, pontua.

Compartilhe agora: