Home Cultura

Projeto de intercâmbio cultural é lançado para alunos e educadores da rede municipal

Foto: Reprodução

Coordenadores e professores de História da rede municipal de Salvador, participaram nesta quinta-feira (02), do lançamento da 8ª edição do projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’. O evento ocorreu no Centro Cultural da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza. A vice-prefeita, Ana Paula Matos e o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, estiveram presentes.

O projeto faz parte de uma arte-educação que estimula o apreço e valorização da cultura nacional junto a estudante e educadores pertencentes à rede pública de ensino, por meio de contato com diferentes linguagens artísticas e culturais. O público-alvo são estudantes que estejam no 8º e 9º do Ensino Fundamental, bem com seus professores de história.

A iniciativa foi estruturada em três etapas. A primeira delas destina-se formação dos professores de história das escolas convidadas. Na segunda etapa, os alunos irão ao campus onde vão vivenciar múltiplas experiências socioculturais, além de uma emersão educativa na qual são apresentadas diferentes modalidades de linguagens artísticas. Já na terceira, os alunos com melhor avaliação durante as etapas anteriores irão ser selecionados para um intercâmbio na cidade de Portugal.

Ana Paula ressaltou que o ‘Era Uma Vez… Brasil’ está estruturado em pilares importantes para formação dos participantes, proporcionado aos alunos uma oportunidade de vivência. “O que mais me encanta é ter uma lógica que começa nos professores, passa pelo desenvolvimento dos aluno até o projeto e passando por uma etapa importe que é a vivência”, destacou.

Ao todo, 11 municípios estão participando dessa edição, sendo eles: Salvador, Mata de São João e Jacobina (Bahia); Recife e Belo Jardim (Pernambuco); Santa Quitéria e Itatira (Ceará); Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (São Paulo).

O secretário municipal, compartilha pensar na possibilidade de ampliar o projeto. “A minha intensão é pensa em formas de ampliá-lo, porque ele une duas coisas fundamentais para o desenvolvimento das crianças, que são o desafio e a premiação. Meu voto é que seja um projeto super exitoso e que seja acolhido como nas edições anteriores”.

Compartilhe agora: