Home Ação

Prefeitura anuncia parceria para requalificação do Teatro Vila Velha; veja detalhes

Foto: Valter Pontes

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (31), data em que o Teatro Vila Velha completa 59 anos, uma parceria para requalificar e modernizar o local, que é um dos espaços culturais mais importantes da capital baiana.

O acordo foi anunciado na festa de aniversário do Vila, que contou com a apresentação do cantor Tom Zé, um dos inúmeros artistas baianos que surgiram naquele palco. O prefeito Bruno Reis esteve presente, ao lado de secretários e dirigentes municipais.

A requalificação terá prazo de um ano, para que, em 2024, o Vila Velha possa celebrar 60 anos de cara nova. A obra terá como base o projeto original, elaborado pelo arquiteto alemão Carl Von Hauenschild. Foi ele quem desenhou a planta atual do teatro.

Agora, a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) vai atualizar aquele projeto, fazendo adequações para a modernidade, como maior acessibilidade, maior número de banheiros e de áreas de segurança e com climatização mais silenciosa.

“Esse é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais importantes para a história e para a cultura da nossa cidade. E hoje, no aniversário de 59 anos, a Prefeitura tem o orgulho de anunciar uma parceria para reformar e modernizar o Vila Velha”, disse Bruno Reis.

O diretor do Teatro Vila Velha, Márcio Meirelles, destacou que foi a Prefeitura quem procurou a entidade. “Esse foi um presente surpresa, a gente não esperava por isso, e veio de uma maneira muito suave, muito tranquila”, disse.

A gestão também anunciou que vai realizar a reforma do Passeio Público, área histórica de lazer onde o teatro está abrigado. Devido o desgastes por conta do tempo, serão feitas obras para garantir a acessibilidade na região.

Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo (Secult), destacou a importância do teatro. “Esse é um equipamento fundamental para a cultura da cidade, hão como pensar na cultura de Salvador sem pensar no Vila”, afirmou.

Compartilhe agora: