Início Ação Políticas públicas promovem desenvolvimento em comunidades indígenas da Bahia

Políticas públicas promovem desenvolvimento em comunidades indígenas da Bahia

Foto: Reprodução

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem sido um importante instrumento para realizar o desenvolvimento sustentável em comunidades indígenas na Bahia.

Nos últimos oito anos, a CAR investiu mais de R$ 42 milhões em políticas públicas voltadas para a geração de renda, valorização da cultura e da história dos povos originários da Bahia. Essas ações têm sido aplicadas em diversos sistemas produtivos.

De acordo com o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, pela primeira vez, no Estado, foram criadas oportunidades para que os povos originários apresentassem seus projetos, com suas particularidades, modo de viver e origem. 

“Tivemos um edital exclusivo para os povos indígenas, por exemplo. São investimentos que passam por todo estado da Bahia, por todas as etnias. Seguimos com esse mesmo alinhamento, executando ações com construção coletiva. É assim que a gente vem mudando a cara da Bahia”, explicou o presidente Jeandro.

Na Aldeia Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, onde o turismo é fonte de renda, a companhia investiu na construção do espaço de comercialização de artesanato, onde são vendidos produtos como gamelas de madeira, miçangas e cerâmicas.

Também foi construído um portal receptivo, para melhorar os atendimentos de visitação, e Kijêmis para pernoites de visitantes que queiram ficar mais tempo na reserva, gerando mais renda para a comunidade.

Compartilhe agora: