Home Bahia

Operação Carnaval 2024 contará com mais de 22 mil policiais militares em Salvador e região

Foto: Divulgação

Com a proximidade do Carnaval, um dos períodos mais aguardados pelos foliões, a Polícia Militar da Bahia intensifica suas operações para garantir a tranquilidade da população e dos turistas que participarão da festa. Um contingente de 22.482 policiais militares estará escalado em Salvador, seis municípios da Região Metropolitana (RMS) e em 76 municípios do interior do estado onde ocorrerão festividades.

Na capital baiana, um efetivo de 12.895 policiais será empregado nos circuitos oficiais, festas nos bairros e entorno desses locais, além de estações de transbordo e corredores de tráfego. A cidade contará com 15 Comandos de Área (CA) responsáveis pelo policiamento dos circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), com a presença de 14 Zonas de Abordagem de Circuito (ZAC) e 42 Portais de Abordagem.

Nos 76 municípios do interior e nos seis da RMS, como Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Vera Cruz, Praia do Forte e Imbassaí, também haverá policiamento especializado.

Em Salvador, uma estrutura composta por 34 Postos Policiais Militares (PPM), nove postos de reunião de tropa, oito bases especiais do Grupamento Aéreo (Graer) e do Esquadrão de Polícia Montada, dois postos de VANT (drones), 25 totens, quatro canis rotativos e 16 fechamentos de ruas estará em funcionamento durante os dias de folia.

Três operações serão realizadas durante o Carnaval: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá. Os Portais de Abordagem contarão com tecnologia de reconhecimento facial e, como novidade deste ano, a contagem da quantidade de pessoas que acessam os circuitos, além do reforço dos cães farejadores.

A Operação Folia e Paz terá até 144 policiais por dia, visando reforçar o radiopatrulhamento para prevenir atos de vandalismo, roubo a ônibus, porte ilegal de arma, entre outros delitos. Já a Operação Abadá busca fortalecer as ações preventivas nas áreas de entrega de abadás.

Os Batalhões de Polícia Turística (BPTur) e de Polícia Rodoviária (BPRv) acompanharão veículos de transporte turístico, enquanto o Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR) estará disponível para orientação e acompanhamento de casos de denúncia de racismo e homofobia.

Para garantir a devolução de documentos perdidos, os foliões poderão entregá-los em qualquer posto da Polícia Militar nos circuitos da festa. A Ouvidoria realizará o recolhimento e disponibilizará os documentos para consulta em seu site institucional, com prazo para resgate até terça-feira de Carnaval.

Compartilhe agora: