Início Destaques

Morre o ator e diretor de teatro Harildo Déda em Salvador

Harildo Déda morre na Bahia — Foto: Redes sociais

Morreu em Salvador aos 83 anos, o renomado ator e diretor de teatro Harildo Déda, figura de destaque no cenário teatral da Bahia. A triste notícia foi confirmada hoje por Fernando Guerreiro, amigo próximo e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), sem detalhes sobre a causa do óbito.

Além de sua atuação como artista, Harildo Déda também era professor aposentado da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tendo participado em aproximadamente 70 peças como ator e dirigido mais de 20 espetáculos.

Sua carreira abrangeu não apenas o teatro, mas também a televisão, com participações em séries como “O Pagador de Promessas,” “Dona Flor e seus Dois Maridos,” e “Carga Pesada,” e no cinema, onde atuou em filmes renomados como “Tieta do Agreste,” “Central do Brasil,” e “Cidade Baixa.”

Harildo Déda também deixou sua marca como mentor de artistas que hoje são amplamente reconhecidos e famosos, como Vladimir Brichta, Marcelo Flores, e Alethea Novaes.

Em ocasião de seu 80º aniversário, recebeu uma merecida homenagem da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que nomeou uma das salas do novo prédio da FGM, no Espaço Cultural Boca de Brasa, na Barroquinha, em sua honra.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, expressou profundo pesar pela perda de Harildo Déda em uma nota oficial.

“Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas. Viva Harildo Deda”, disse o amigo de Déda.

Compartilhe agora: