Home Bahia

Margareth Menezes participa de encontro de ministros da Cultura do G20

Ministra Margareth Menezes - Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (13), Margareth Menezes, ex-Ministra da Cultura do governo Lula (PT), assumiu o papel de anfitriã ao abrir a reunião virtual do grupo de trabalho da Cultura no G20. Com a participação prevista de representantes dos 21 países membros do grupo, além de oito países convidados e 12 organizações internacionais, a videoconferência promete debates significativos sobre o papel da cultura no cenário global.

Em suas palavras de abertura, Menezes destacou a importância da cultura como um catalisador de paz, harmonia e crescimento econômico sustentável. Ela ressaltou ainda o compromisso do grupo em enfrentar desigualdades e promover justiça social por meio de ações concretas nos quatro eixos delineados para o ano de 2024: diversidade cultural e inclusão social, direitos autorais e ambiente digital, economia criativa e desenvolvimento sustentável, e preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural e memória.

Este ano marca o quarto ciclo de reuniões de Cultura no G20, com o Brasil assumindo a presidência do grupo desde dezembro de 2023. Ao longo do mandato brasileiro, estão programadas 130 reuniões, incluindo 24 ministeriais, em 15 cidades-sede de todas as regiões do país. Essa distribuição geográfica visa não apenas promover a imagem do Brasil, mas também engajar a sociedade em debates cruciais relacionados ao combate à fome, pobreza e desigualdade, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

Compartilhe agora: