Início Cultura

Inspiração literária e musical brasileira destacam-se na Bienal do Livro Bahia

Foto: Mateus Pereira

A Bienal do Livro Bahia, que acontece entre os dias 26 de abril e 1º de maio no Centro de Convenções de Salvador, promete ser um evento marcante para os estudantes da rede estadual. Inspirados por grandes nomes da literatura e da música brasileira, como os escritores Itamar Vieira Júnior, Allan Dias Castro e o cordelista Bule Bule, os alunos terão a oportunidade de compor suas narrativas pessoais.

Abertura

Na abertura do evento, nesta sexta-feira (26), Itamar Vieira Júnior, autor do premiado livro “Torto Arado”, compartilhou com os jovens como descobriu seu talento para a escrita. “Quando comecei a escrever, nesse campo da memória, eu diria que foi quase ao mesmo tempo em que eu aprendi a ler. A palavra, naquele momento, exerceu sobre mim um fascínio quase místico. Na tentativa de adentrar a alma do mundo, eu percebi que se abriam janelas para outras dimensões além das que eu vivia”, compartilhou o autor.

Com o tema ‘As histórias que a Bahia conta’, a Bienal também será um espaço para apresentar novos autores, alguns deles estudantes da rede estadual de ensino. O estande do Governo do Estado receberá jovens talentos de 172 escolas estaduais baianas, com 23 projetos estudantis em destaque.

Evidência

Uma das artistas em evidência é Maria Heloísa dos Santos, estudante do Colégio Estadual Cidade de Candeias, que apresentou o cordel autoral ‘Viva o Dois de Julho: as três heroínas da Bahia’. Ela destacou a importância de estar no evento e compartilhou a inspiração por trás de seu trabalho: “O texto que apresento aqui foi inspirado na história de mulheres guerreiras, que trouxeram algo tão importante para a nossa Bahia: a liberdade”.

Além das atividades literárias, o Governo da Bahia disponibiliza vale-livros para alunos e professores da rede estadual, reforçando o compromisso com a democratização do acesso ao livro.

A programação da Bienal conta com diversos diálogos sobre literatura infantil, formação de leitores, literatura de cordel e periférica, além de lançamentos de livros e rodas de conversa. O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Educação da Bahia (SEC), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), Fundação Pedro Calmon (FPC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Academia de Letras da Bahia (ALB), entre outros.

Os ingressos para a Bienal são isentos para professores, bibliotecários, escritores, tradutores de livros e profissionais do livro. Os ingressos pagos podem ser adquiridos através do site oficial do evento: bienaldolivrobahia.com.br.

Compartilhe agora: