Início Salvador

Homicidas, traficante e assaltantes são localizados por tecnologia de reconhecimento

Foto: Reprodução

Durante o final de semana, foram capturados dois procurados por homicídio, dois por pratica de roubo, um por tráfico e associação criminosa. A ação ocorreu com apoio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP). As prisões ocorreram em Salvador.

O primeiro procurado por homicídio foi alcançado, pelos policias da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã). A tecnologia emitiu um alerta, onde mostrou mais de 95% de semelhança. Pouco tempo depois, outro procurado por crime contra vida foi flagrado após alerta de 91,3%. Equipes da 1ª CIPM conduziram o suspeito para Polinter.

Um traficante com mandado de prisão em aberto por crime de associação criminosa foi detidos por equipes da 18ª CIPM (Periperi), após o sistema indicar 92,8% de similaridade. Dois assaltante também foram capturados na mesma ocasião.

Com estas cinco últimas prisões, o sistema de reconhecimento ultrapassou a marca de 721 pessoas capturadas.

Eficiência Reconhecida

No último domingo (26), foi exibida uma reportagem no Fantástico, mostrando o uso da tecnologia pela SSP durante o carnaval da capital. A edição destacou que somente durante a folia, foram capturados 77 foragidos da justiça identificados pelas câmeras integradas ao sistema.

Os criminosos capturados tinham mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal der arma. Separando por evento, foram 45 criminosos localizados no Circuito Dodô (Barra/Ondina), 19 no Osmar (Campo Grande, 11 no Circuito Batatinha (Centro Histórico) e um no carnaval do bairro de Itapuã.

Entre os criminosos foi encontrado um ex-soldado do Exército Brasileiro, integrante de uma organização criminosa presente no bairro da Valéria. Além de homicida e traficante, ele treinava comparsas para uso de fuzil e atuação em confrontos.

Compartilhe agora: