Início Política Codesal recebe visita de técnicos da Defesa Civil de Atalaia

Codesal recebe visita de técnicos da Defesa Civil de Atalaia

Codesal recebe visita de técnicos da Defesa Civil de Atalaia - Foto: Divulgação / ASCOM / CODESAL

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, nesta terça-feira (24/01), a visita do secretário da Defesa Civil de Atalaia (AL), Alcemir Freitas, e do meteorologista André Gonçalo, que vieram conhecer as atividades da Codesal e, em particular, as ações preventivas relacionadas à áreas de risco principalmente no período chuvoso.

Eles foram recebidos pelo diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, pela subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, Nicoly Lima, e técnicos do órgão. Na oportunidade, o diretor da Codesal apresentou as principais conquistas da Defesa Civil de Salvador, desde a sua reestruturação em 2016.

Segundo Sosthenes Macêdo, desde a modernização operacional da Codesal, buscou-se aliar tecnologia de análise climática com as atividades educativas nas comunidades de modo a antecipar o risco e preservar vidas.

“A Prefeitura de Salvador, a partir da gestão de ACM Neto, continuada pelo prefeito Bruno Reis, tem investido para dotar a Codesal do que há de mais avançado em práticas de defesa civil, qualificar os recursos humanos, além de ampliar a proteção de encostas com geomantas e paredes de contenção”, disse.

Ele acrescentou que “os efeitos positivos dessas ações fizeram da Codesal uma referência em todo o país”.

Segundo o meteorologista André Gonçalo, o município de Atalaia enfrenta problemas com inundações e alagamentos. “O objetivo de nossa visita é buscar soluções e a Codesal, com sua história de inovações, tem muito a oferecer”.

Já o secretário de Defesa Civil de Ataláia, Alcemir Freitas, definiu a visita como “produtiva e que servirá de modelo para a reestruturação do órgão em nosso município”.

No período da tarde, os integrantes da Defesa Civil de Atalaia conheceram o funcionamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) que tem como objetivo principal acompanhar e avaliar o quadro evolutivo dos fenômenos climáticos extremos que oferecem riscos à população do Município.

Compartilhe agora: