Home Cultura

Governo de transição terá Juca Ferreira e Margareth Menezes na Cultura

Nomes foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckimin nesta segunda-feira (14)

(Fotos: Divulgação - Arquivo/ABr)


Nesta segunda-feira (14), o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e a cantora Margareth Menezes foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckimin (PSB), como integrantes do núcleo d Cultura no governo de transição.

Os dois se juntam à apresentadora Bela Gil, ao jornalista Yuri Silva e ao professor Paulo Gabriel Nacif entre os baianos que foram nomeados para o gabinete de transição do presidente Lula.

“Como artista, baiana, nordestina e pessoa que trabalha nesse contexto cultural há mais de 30 anos sei da importância de se ter uma visão de pluralidade da cultura brasileira, que é tão ampla e maravilhosa. Me senti lisonjeada e muito honrada, e no que eu puder colaborar, no sentido de defender a cultura plural, da cultura afro, da cultura indígena, da cultura pop, eu farei. Sou uma artista afro urbana e trago isso comigo, apoiando essa transição que quer contemplar a todos. Acho isso muito digno num país tão grande como o nosso, em que é necessário se pensar em um panorama amplo com toda a diversidade cultural e artística que o Brasil tem”, defende Margareth Menezes.

Cantora, compositora, atriz e empresária, Margareth Menezes soma 35 anos de carreira artística, é fundadora do movimento Afropop Brasileiro, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021. Além da carreira artística, preside há 18 anos a Associação Fábrica Cultural, organização social que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade.

Juca, por sua vez, foi Ministro de Estado da Cultura nos governos Lula e Dilma, entre 2008 e 2011, e novamente entre 2015 e 2016. Além dele e de Margareth, o núcleo da Cultura é composto por Antônio Marinho, poeta pernambucano; Áurea Carolina, deputada federal (PSOL-MG); Lucélia Santos, atriz, diretora e produtora; e Márcio Tavares, secretário nacional de Cultura do PT.

Compartilhe agora: