Início Bahia

Neste domingo (15) encerram as inscrições para o curso sobre a História da Bahia promovido pelo IGHB

Foto: Divulgação

Interessados em conhecer a história da Bahia têm até o dia 15 de novembro para se inscrever em curso on-line, promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As aulas, através da plataforma zoom, acontecem de 16 a 27 de novembro, das 16h às 18h (ao vivo), e serão ministradas pelos professores Fabricio Lyrio Santos e Sérgio Guerra Filho (UFRB) e Alfredo Eurico Matta (UNEB).

No primeiro módulo serão abordadas algumas das principais dinâmicas históricas que constituíram a Bahia desde uma capitania do Império Português até se tornar uma província do Império do Brasil, com ênfase para os processos de dominação, resistência, diversidade e protagonismo dos diferentes grupos sociais. “Elegemos como eixo de abordagem os movimentos de rebeldia acontecidos entre o século XVI e as primeiras décadas do XIX para analisarmos a trajetória e a importância desta região no processo de formação do Brasil”, pontuou os professores Fabricio Lyrio e Sergio Guerra Filho.

O módulo II tratará de construir uma compreensão político-econômica da História da Bahia. “Vamos desenvolver coletivamente uma compreensão sobre como, a partir de uma sociedade originalmente composta de povos indígenas, que se somou a presença de colonizadores ibéricos e de escravizados trazidos a força, e outras influências, foi se formando a sociedade colonial senhorial”. Conforme o especialista, essa sociedade se desenvolveu depois, em lutas de classes e de ordens sociais complexas, na direção da atual coletividade hegemonicamente capitalista, com suas relações específicas de racialidade e descriminações. “Tudo isso gerou um país dividido em ao menos dois projetos políticos antagônicos, e em meio ao desenvolvimento de relações intercontinentais presentes desde sempre. Uma discussão histórica da Economia-Política do Estado”, definiu o professor Alfredo Matta.

O investimento é de R$ 100 (cem reais), com carga horária de 40 (quarenta) horas e direito a certificação. A inscrição pode ser feita diretamente no site www.ighb.org.br ou na plataforma de inscrição Sympla. Quem não puder participar da aula ao vivo pode acompanhar o material gravado.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).

Compartilhe agora: