Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração
    • Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal
    • Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana
    • TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032
    • Morre Paulo Angioni, aos 80 anos; ex-diretor do Bahia deixa legado no futebol brasileiro
    • Jovem de 19 anos é detido após avó ser morta a facadas em Salvador
    • Metrô Bahia oferece vagas de emprego em Salvador; veja cargos e como se candidatar
    • Operação apreende quase R$ 300 mil e bloqueia R$ 5,7 milhões em investigação de fraude na Bahia
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump
    Últimas notícias

    Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO10/07/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    usina siderurgica mascara de protecao industria
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump foi recebida com preocupação pelo setor produtivo brasileiro. Algumas entidades afirmam que a medida inviabiliza exportações e advertem sobre os riscos para a economia brasileira.ebcebc

    Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou não haver fato econômico que justifique a medida dos Estados Unidos. A entidade pede a intensificação das negociações para preservar a relação com um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.

    “Não existe qualquer fato econômico que justifique uma medida desse tamanho, elevando as tarifas sobre o Brasil do piso ao teto. Os impactos dessas tarifas podem ser graves para a nossa indústria, que é muito interligada ao sistema produtivo americano. Uma quebra nessa relação traria muitos prejuízos à nossa economia. Por isso, para o setor produtivo, o mais importante agora é intensificar as negociações e o diálogo para reverter essa decisão”, avaliou o presidente da CNI, Ricardo Alban, em comunicado.

    A CNI defendeu uma comunicação “construtiva e contínua” entre os dois governos. “Sempre defendemos o diálogo como o caminho mais eficaz para resolver divergências e buscar soluções que favoreçam ambos os países. É por meio da cooperação que construiremos uma relação comercial mais equilibrada, complementar e benéfica entre o Brasil e os Estados Unidos”, acrescentou Ricardo Alban.

    Carnes

    Outro setor que será bastante afetado pela tarifa de 50% serão as carnes. Para a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a medida de Trump tornará o custo da carne brasileira tão alto que inviabilizará a venda do produto para os Estados Unidos.

    “A Abiec reforça a importância de que questões geopolíticas não se transformem em barreiras ao abastecimento global e à garantia da segurança alimentar, especialmente em um cenário que exige cooperação e estabilidade entre os países”, destacou.

    A associação também defendeu a retomada das negociações e informou querer contribuir com o diálogo. “Estamos dispostos ao diálogo, de modo que medidas dessa natureza não gerem impactos para os setores produtivos brasileiros nem para os consumidores americanos, que recebem nossos produtos com qualidade, regularidade e preços acessíveis”, acrescentou a entidade.

    Agropecuária

    A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também manifestou preocupação sobre a decisão de Trump. Em nota, a frente destacou que a medida representa um alerta às relações comerciais e políticas entre os dois países e afeta o agronegócio brasileiro.

    “A nova alíquota produz reflexos diretos e atinge o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras”, declarou a frente, que representa a bancada ruralista no Congresso.

    “Diante desse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações. A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações. A diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas”, acrescentou o comunicado da FPA.

    Comércio Exterior

    A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) disse que recebeu com surpresa e indignação a informação do aumento para 50% da tarifa de importação dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. Para o presidente-executivo da entidade, José Augusto de Castro, não se trata de uma medida econômica, mas política com impacto econômico de grande lastro.

    “É certamente uma das maiores taxações a que um país já foi submetido na história do comércio internacional, só aplicada aos piores inimigos, o que nunca foi o caso do Brasil. Além das dificuldades de comércio com os Estados Unidos, o anúncio da Casa Branca pode criar uma imagem negativa do Brasil e gerar medo em importadores de outros países de fechar negócios com as nossas empresas, afinal, quem vai querer se indispor com o presidente Trump?”, questiona Castro.

    A AEB entende que o cenário que hoje se vislumbra é muito duro para o Brasil, pois se refere a uma ameaça não só aos nossos exportadores, mas a toda a economia do país. A entidade acredita que o bom senso prevalecerá e a taxação será revertida.

    *Colaborou Douglas Correa, do Rio de Janeiro



    Fonte: EBC

    efeitos Entidades manifestam preocupação tarifaço TRUMP
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorTarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos
    Próximo artigo Câmara aprova criação de 160 funções comissionadas para STF
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026 Tecnologia Por REDAÇÃO

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026 Bahia Por admin

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032

    12/09/2026 Política Por REDAÇÃO

    Jovem de 19 anos é detido após avó ser morta a facadas em Salvador

    12/09/2026 Polícia Por ROSY SILVA

    Esquenta Federação terá apresentações de Pietro, Zé Paredão e Bob na Voz em Salvador

    11/09/2026 Eventos Por admin
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Tecnologia

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    Por REDAÇÃO12/09/2026

    Dez startups concluíram, nesta sexta-feira (11), o Flow 4, ciclo de aceleração promovido pelo Hub…

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026

    TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032

    12/09/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026
    1 2 3 … 2.721 Próximo
    Nossas escolhas

    Avanço dos EUA sobre recursos estratégicos pauta o Brasil no Mundo

    03/09/2026

    Ministros do Brasil e EUA vão retomar negociação comercial

    22/08/2026

    Durigan defende que Brasil deve ampliar comércio exterior

    18/08/2026
    1 2 3 … 63 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.