Entenda como funcionará o Pix, novo sistema de pagamento do Brasil

Foto: Reprodução

Pix é um sistema instantâneo de pagamento do Brasil, que permitirá transações praticamente em tempo real, diferente do que temos hoje com TEDs, DOCs, boletos e cartões. Essa nova forma de pagar e receber deverá abrir uma oportunidade de diminuição de custos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

A princípio esse novo sistema para as pessoas físicas será gratuito para enviar ou receber transferências e realizar compras, já para pessoas jurídicas o Pix deve deixar mais barato os custos envolvidos na comercialização de produtos. De antemão o processo não dependerá mais de intermediários, como ocorre com o uso de maquininhas de credito ou debito.

Para inserir o Pix no seu estabelecimento, o comerciante deve primeiramente avaliar as condições e preços do serviço em sua instituição financeira, é necessário ter uma conta corrente, conta de pagamento pré-paga ou uma conta poupança.

Esse sistema não está restrito apenas aos bancos, outras instituições financeiras e também instituições de pagamento estão liberada para ofertar o Pix, um exemplo dessas instituições são o Nu bank, Banco Itaucard, Caixa Econômica Federal, entre vários outros que você pode conferir a lista completa no site do Banco Central.

Em primeiro lugar para receber um pagamento via Pix, o comerciante deve gera um QR Code por meio da sua instituição financeira e apresentar ao seu cliente ou informar a sua chave Pix, que pode ser seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória.



Compartilhe agora: