Home Ação

Em reunião com Lula, Jerônimo defende ações de enfrentamento à violência nas escolas

Reunião para estabelecer ações contra violência nas escolas - Foto: Ricardo Stuckert

O governador Jerônimo Rodrigues, participou de uma reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.

No encontro, ministros e chefes dos poderes municipais, estaduais e federais avaliaram soluções e diretrizes capazes de estabelecer ações integradas que impeçam ameaças e novos episódios ocorridos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O presidente Lula falou da importância da participação de todos os poderes na busca por soluções. “Precisamos levar em conta que a humanidade está mudando de padrão de comportamento e que nós, governantes, temos a responsabilidade de não permitir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo”, enfatizou.

Jerônimo aproveitou a ocasião para reafirmar a importância de ter um Governo Federal, que chama a responsabilidade para si, mas que compartilha ao mesmo tempo, com intuito de estabelecer ações diversas para impedir essa violência.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, o diálogo é uma ferramenta importante para encontrar soluções. “Temos que garantir a escola como um local seguro. O Governo Federal deixou claro que está preocupado em acompanhar o processo de busca da recuperação da cultura do cuidado”, afirmou a gestora.

Ações na Bahia

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na edição do último dia 15 de abril, instituiu o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE).

O objetivo é favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias, além de propor medidas de promoção à paz e ordem social nas escolas.

Atuando em regime de plantão permanente, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dispõe do serviço de orientações à comunidade escolar, de como agir diante de prováveis situações de ameaça e violência. 

Compartilhe agora: