Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia
    • Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração
    • Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal
    • Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana
    • TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032
    • Morre Paulo Angioni, aos 80 anos; ex-diretor do Bahia deixa legado no futebol brasileiro
    • Jovem de 19 anos é detido após avó ser morta a facadas em Salvador
    • Metrô Bahia oferece vagas de emprego em Salvador; veja cargos e como se candidatar
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»COP30: Cúpula dos Povos critica omissão de países na tomada de decisão
    Destaque

    COP30: Cúpula dos Povos critica omissão de países na tomada de decisão

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO13/11/20255 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    rbr6726
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A Cúpula dos Povos foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) com discursos criticando a ausência de maior participação popular na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e em defesa da Palestina. Para as organizações e movimentos, países e tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. ebcebc

    O evento reúne cerca de 1,3 mil movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo e se estende até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA).

    “Decidimos há mais de dois anos, quando tivemos notícias de que a COP30 aconteceria aqui no nosso país e mais especificamente aqui no estado do Pará, de dizer que, diante dos desafios que estava posto pela COP, nós deveríamos construir um dos maiores levantes da classe trabalhadora do nosso país mobilizando a classe trabalhadora do mundo”, disse Ayala Ferreira, uma das integrantes da comissão organizadora da Cúpula e integrante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST).

    A expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem pela Cúpula, construída como uma resposta concreta dos povos ao que chamam de inércia e falta de compromisso da COP. Na avaliação das lideranças da cúpula, apesar de alcançar sua trigésima edição, a COP têm mostrado poucos resultados práticos e, além disso, tem deixado as populações à margem das decisões tomadas durante o evento.

    “A gente também foi mobilizando outros aliados, de outras nacionalidades, na universidade, nos outros movimentos e fomos ampliando e criando um movimento com mais de 1,3 mil representações do mundo inteiro. Hoje nós nos orgulhamos muito disso. A cúpula dos povos de 2025 é a cúpula dos povos do campo popular para enfrentar e constranger em alguns momentos a COP 30. Ela é feita por muitas mãos e muitas vozes de homens e mulheres do mundo inteiro”, reiterou Ayala durante o ato de abertura.

    Antes da abertura, centenas de pessoas desfilaram com bandeiras em defesa das águas, contra a exploração das mineradoras e os combustíveis fósseis. Bandeiras de movimentos ribeirinhos, sem-terra, quilombolas, de quebradeiras de coco, atingidos por barragens, de pessoas com deficiência e mulheres percorreram os espaços da universidade mostrando a diversidade de participações. Bandeiras palestinas também tremulavam por todos os cantos, ecoando gritos de “Palestina livre”. 

    “Da Palestina até a Amazônia, os crimes contra a humanidade continuam e a resistência das pessoas continuam. Na Palestina, o genocídio já completou dois anos e ainda não cessou, mesmo com o acordo [firmado entre Israel e Hamas há dois meses], os crimes de Israel continuam a acontecer”, discursou o ativista palestino Jamal Juma. 

     


    Belém (PA), 12/11/2025 - Abertura da Cúpula dos Povos na COP 30, em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
    Belém (PA), 12/11/2025 - Abertura da Cúpula dos Povos na COP 30, em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

    Abertura da Cúpula dos Povos na COP 30, em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

    Ao longo da programação, estão previstos debates sobre territórios e soberania alimentar, reparação histórica e racismo ambiental, transição energética justa, enfrentamento ao extrativismo fóssil, governança participativa, democracia e internacionalismo dos povos, cidades justas e periferias vivas, e feminismo popular e resistências das mulheres.

    A ideia, segundo os organizadores é “fortalecer a construção popular e convergir pautas de unidade das agendas: socioambiental, antipatriarcal, anticapitalista, anticolonialista, antirracista e de direitos, respeitando suas diversidades e especificidades, unidos por um futuro de bem-viver”, conforme previsto no manifesto da Cúpula dos Povos, outro ato de resistência climática lançado pelo movimento.

    O integrante da organização da cúpula, e integrante da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA-TUCA ) Ivan González destacou o esforço das organizações para participar dos debates e tentar influir nas decisões tomadas na COP.

    “Este esforço que construímos [para estar na cúpula] está indo bem, com grande dificuldade,mas bem. Especialmente, porque as pessoas comuns não têm capacidade para mobilizar milhões em dinheiro para influenciar as decisões dos governos, particularmente na COP e em outros espaços de governança”, disse. “Estamos aqui porque queremos demonstrar que o povo, ou melhor, as pessoas, defendem nosso planeta, especialmente contra este capitalismo que se alimenta de corpos, trabalho e natureza”, afirmou Gonzalez, se solidarizando com as lutas em Burkina Faso, Congo, Nepal, Palestina e na América Latina e Caribe.

    Confira reportagem da TV Brasil sobre o assunto:

    Soluções

    Um dos pontos de destaque da Cúpula dos Povos, a partir dos temas debatidos é a constatação de que os países tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes para enfrentar a crise climática. Eles apontam, que o clima extremo, as secas, as cheias, os deslizamentos de terras e as “falsas soluções climáticas” acabam aprofundando a desigualdade e as injustiças ambientais e climáticas, principalmente nos territórios e atingindo as populações mais vulneráveis.

    O integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) lembrou que os movimentos têm desenvolvido soluções tecnológicas solidárias para lidar com problemas advindos da crise do clima e outras e citou como exemplo as cozinhas solidárias, criadas durante a pandemia de covid-19 para atender a população.

    “As cozinhas solidárias foram uma tecnologia popular criada pelos movimentos sociais no contexto da pandemia, no contexto do governo Bolsonaro, que vêm servindo para construir a aliança em defesa da agroecologia, dos movimentos do campo da cidade, dos movimentos indígenas, para pensar além, para pensar que quando tem, por exemplo, o evento climático extremo que gera milhares de sem-tetos, como aconteceu no Rio Grande do Sul, são as cozinhas solidárias de emergência que aparecem como resposta popular mais imediata”, defendeu.

    “E é a partir desse processo de construção de tecnologias populares a partir dos territórios que a gente acredita que vai sair a resposta para o enfrentamento da crise climática que a gente está vivendo hoje”, acrescentou.

    Além dos debates, haverá ainda vasta programação cultural que inclui Feira dos Povos, Casa das Sabedorias Ancestrais e muitas apresentações de artistas e grupos populares da Amazônia e de outras regiões do Brasil.



    Fonte: EBC

    COP30 critica Cúpula decisão dos omissão PAÍSES povos tomada
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorParalimpíadas Escolares registram recorde de inscritos
    Próximo artigo Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026 Tecnologia Por REDAÇÃO

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026 Bahia Por admin

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032

    12/09/2026 Política Por REDAÇÃO

    Morre Paulo Angioni, aos 80 anos; ex-diretor do Bahia deixa legado no futebol brasileiro

    12/09/2026 Esportes Por ROSY SILVA
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Bahia

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    Por REDAÇÃO12/09/2026

    Um homem de 53 anos foi encontrado morto dentro de uma oficina em Senhor do…

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026
    1 2 3 … 2.721 Próximo
    Nossas escolhas

    Avanço dos EUA sobre recursos estratégicos pauta o Brasil no Mundo

    03/09/2026

    Ministros do Brasil e EUA vão retomar negociação comercial

    22/08/2026

    Durigan defende que Brasil deve ampliar comércio exterior

    18/08/2026
    1 2 3 … 63 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.