Home Carnaval 2020

Bloco do Cajá completa 40 anos com muito samba na Avenida

Trio será puxado por O Pretinho, no sábado, e pela banda Viola de Doze, na segunda

Fundado em 1980, o Bloco do Cajá completa, neste ano, seu 40º carnaval na Avenida, com muito samba. São dois dias de folia (sábado e segunda), comandados pela banda Viola de Doze e O Pretinho. Seu idealizador e criador, Lourival Cajá, começou a puxar cerca de 50 foliões numa charanga de sopro e percussão. Hoje, o bloco comandado Oswaldo Cajá, filho e herdeiro da folia, já desfila com mais de dois mil carnavalescos.

A casadinha custa apenas R$ 50. Isso porque a ideia do bloco sempre foi de ser um espaço acessível e democrático para o folião, seja ele soteropolitano, seja turista de qualquer parte do mundo, já que, segundo Cajá “o bloco é da diversidade, do povo, do verdadeiro carnavalesco”.

Uma das novidades do bloco pra folia 2020 é a participação da banda Viola de Doze, que promete trazer muito samba raiz para o circuito Osmar. “É a primeira vez que iremos puxar o bloco e já era um sonho do Cajá pai. Vamos levar os principais hits do samba da Bahia e a nossa energia pra contagiar todo o bloco”, afirma animado o cantor da banda, Helon.

Bloco Amigos do Cajá – No ano de 1980, Lourival Cajá juntou um grupo de amigos hippies e saíram pelas festas de largo baianas. De Arembepe a Festa de Iemanjá, os amigos do Cajá iam juntos. Até que, neste mesmo ano resolveram sair no carnaval e formaram um cordão (como eram chamados os blocos nos idos dos anos 80). Essa reunião de foliões deu tão certo que continuou nos anos seguintes como uma Associação Beneficente Recreativa e Cultural, com o objetivo de animar e entreter os amigos de seu fundador, por isso o nome Amigos de Cajá. Com o passar do tempo, o que era um encontro de amigos se expandiu e mobilizou pessoas de diversos bairros de Salvador, como a Federação, Liberdade, Cidade Baixa e Centro. No ano de 2017 o fundador do bloco morreu e quem assumiu a presidência da associação, assim como o comando do bloco foi seu filho Osvaldo Cajá, que continua mantendo acesa a chama carnavalesca e alegre de seu pai. O herdeiro promete tornar ainda mais viva a criação do pai com melhorias e inovações a serem implantadas no bloco e associação.

O Pretinho – Com três anos de estrada, a banda que é remanescente da Samba do Pretinho, é formada por seis componentes: Junior no vocal, Ivan no cavaquinho, Michael no violão, Mário e Junior na percussão e Marcílio na bateria. O trabalho da banda se caracteriza pela mistura de ritmos e em seu vasto repertório, músicas dos mais variados estilos animam o fiel público da banda, embora o gênero principal seja o samba. Embora sejam considerados recentes no mercado musical da Bahia, já conseguiram participações com artistas de nível nacional como Saulo, o sambista Dudu Nobre e a banda percussiva Olodum. A música de trabalho escolhida para a nova temporada é ‘’O Pretinho é Bom’’ que compõe o álbum Mistura de Ritmos, o segundo da carreira, e já faz o maior sucesso nas redes sociais com mais de 7 mil visualizações.

Banda Viola de Doze – Formado por doze músicos experientes no cenário baiano, a banda não se chama assim apenas pelos 12 integrantes, mas também por ter como principal instrumento a viola de doze cordas, pouco utilizada por grupos baianos e que tem tudo a ver com o samba de raiz, o autêntico samba de roda do recôncavo baiano. Suas canções, embaladas pelo ritmo mais antigo da música, o samba de roda, surgido no século XVIII, trazido pelos escravos de angola, invadiu a periferia, o gueto e as ruas soteropolitanas. Foi criada em agosto de 2002, pelos músicos Helon e Menininho, cantores e líderes do extinto grupo Feras Potentes. Com os sucessos, “Mulequeira”, “TôContente”, Xula Verdadeira, entre outras inéditas, o samba de roda da Bahia ganhou destaque na programação das rádios de todo o Nordeste. Desde o ano de 2005, o grupo está presente na Avenida quase todos os dias de folia. Em 2006, foi escolhida como a melhor banda de samba do Carnaval, ganhando o troféu “Eu Sou o Samba”.

SERVIÇO:
Onde: Circuito Osmar (Avenida)
Quando: Dias 22/02 (sábado) e 24/02 (segunda)
Preço: R$ 50 (casadinha)
Ponto de vendas: Loja Infotec, na Ladeira dos Galés, Brotas
Contato para vendas: (71) 98664-0511

Instagram: @blocodocaja

Compartilhe agora: