Home FISCALIZAÇÃO

12 pássaros silvestres aprisionados em gaiolas dentro de carro são resgatados pela PRF

Em 2020, a PRF na Bahia resgatou quase 3.000 animais silvestres. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal desses animais.

Foto: Reprodução

Na tarde da última terça-feira (29), durante fiscalização preventiva na altura do quilômetro 369 da BR 101, trecho do município de Gandu (BA), policiais rodoviários federais abordaram um veículo GM/S10 LTZ.

Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório para fins de consulta detalhada nos sistemas da PRF e após uma revista minuciosa na caminhonete, foram encontradas 12 (doze) aves silvestres aprisionadas em apenas duas gaiolas.

Dada às circunstâncias, o condutor assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental do município, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe agora: