Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar

    16/10/2026

    SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica

    16/10/2026

    Feminino: Bahia encerra preparação para quartas da Copa do Brasil contra o São Paulo

    16/10/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar
    • SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica
    • Feminino: Bahia encerra preparação para quartas da Copa do Brasil contra o São Paulo
    • Estreante, Cruzeiro será 15º brasileiro na Libertadores Feminina
    • Segurança alimentar exige esforço coletivo e articulação
    • Mulher é presa com munições de fuzil, cocaína e pistola em rodoviária da Bahia
    • Três jovens morrem após confronto com a PM durante operação em Eunápolis
    • Bahia registra aumento de 18% da produção mineral no 1º semestre de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Bahia»VI Seminário de Projetos de Melhoria do Projeto Primeiro Emprego reúne beneficiários em Salvador
    Bahia

    VI Seminário de Projetos de Melhoria do Projeto Primeiro Emprego reúne beneficiários em Salvador

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO01/06/20264 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    FESF 01.JPG
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Nos dias 09 e 10 de junho, o Governo da Bahia realizará o VI Seminário de Projetos de Melhoria do Projeto Primeiro Emprego (PPE), no Auditório Zezéu Ribeiro, da Secretaria da Administração do Estado da Bahia, localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O evento reunirá beneficiários, gestores e secretários da administração pública do Estado da Bahia para a apresentação de 45 propostas de melhorias e a exposição de outras 30 iniciativas desenvolvidas pelos próprios jovens e adultos participantes do PPE, consolidando o protagonismo dos beneficiários na modernização e na eficiência da gestão pública baiana.

    Instituído pela Lei Estadual nº 13.459/2015, o PPE se consolidou como uma das principais políticas públicas estruturantes do estado. Até dezembro de 2025, a iniciativa alcançou a marca histórica de aproximadamente de 25 mil pessoas, com presença em mais de 244 municípios distribuídos pelos 27 territórios de identidade da Bahia.

    A relevância estratégica do VI Seminário é destacada por Antônio José Souza Assis, coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais (COAPS) da Casa Civil do Estado da Bahia. “O VI Seminário de Propostas de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego representa mais do que um momento de apresentação dos projetos desenvolvidos pelos beneficiários do PPE. É a reafirmação do compromisso do Governo da Bahia com uma política pública que transforma vidas por meio da articulação entre educação e trabalho”, acredita.

    Ao longo de mais de uma década, o PPE consolidou-se como referência nacional na promoção da primeira experiência profissional, especialmente para jovens e adultos oriundos da escola pública baiana, em sua maioria mulheres que se autodeclaram negras e pardas. Cada projeto apresentado neste seminário traduz o impacto concreto dessa iniciativa na qualificação do serviço público, na geração de oportunidades e na redução das desigualdades sociais no estado.

    Dados e impacto socioeconômico
    Muito além da inserção no mundo do trabalho, com direitos garantidos pela CLT, os resultados da primeira rodada quantitativa da pesquisa “Repercussões do Programa Primeiro Emprego no Trabalho e na Vida de seus Beneficiários” revelam o impacto da política pública na redução das desigualdades sociais.
    Antes de ingressarem no projeto, 64,7% dos participantes não possuíam qualquer experiência profissional e 63,8% das famílias viviam com renda de até um salário mínimo. Após a inserção no PPE, o percentual de famílias nessa faixa de renda caiu para 42,4%, enquanto a proporção de famílias com renda entre um e menos de três salários mínimos passou de 33,5% para 51,7%, refletindo a ascensão socioeconômica proporcionada pelo projeto.

    O PPE também atua como um importante catalisador para o acesso ao ensino superior. O percentual de beneficiários matriculados em faculdades ou universidades saltou de 16,2%, antes da participação no programa, para 38,7% após a experiência profissional.
    O caráter de reparação social e promoção da diversidade também se reflete na representação do projeto, formado majoritariamente por mulheres (75,0%) e pessoas negras (85,6%), contribuindo diretamente para o fortalecimento da equidade social.
    Homens e mulheres transgênero, pessoas com deficiência, pessoas idosas, indígenas e quilombolas tem encontrado oportunidade de viver a experiência do trabalho decente no seu primeiro emprego por meio da política pública do PPE.

    Gestão interinstitucional
    O Projeto Primeiro Emprego é fruto de uma governança transversal articulada entre a Casa Civil do Estado da Bahia, Secretaria da Administração (SAEB), a Secretaria da Educação (SEC), a Secretaria da Saúde (SESAB), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e as secretárias convidadas (SEPROMI), Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE).
    A execução operacional é realizada em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), sob coordenação técnica da Coordenação de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil (COAPS).

    Serviço:
    O quê: VI Seminário de Projetos de Melhoria do Projeto Primeiro Emprego (PPE)
    Quando: 09 e 10 de junho de 2026
    Onde: Auditório Zezéu Ribeiro – SAEB | 3ª Avenida, nº 310, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador – BA



    Fonte: SECOM-BA

    beneficiários Emprego Melhoria primeiro projeto projetos reúne Salvador Secom Seminário
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorGuia em mandarim mostra oportunidades de investimentos no Brasil
    Próximo artigo Itaú terá que devolver valores cobrados indevidamente de clientes por seguros não contratados
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar

    16/10/2026 Serviço Por ROSY SILVA

    SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica

    16/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Feminino: Bahia encerra preparação para quartas da Copa do Brasil contra o São Paulo

    16/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Estreante, Cruzeiro será 15º brasileiro na Libertadores Feminina

    16/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Segurança alimentar exige esforço coletivo e articulação

    16/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Mulher é presa com munições de fuzil, cocaína e pistola em rodoviária da Bahia

    16/10/2026 Bahia Por ROSY SILVA
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar

    16/10/2026

    SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica

    16/10/2026

    Governo do Estado da Bahia assina ordens de serviço para construção de CER e CAPS em Eunápolis

    16/10/2026
    Não perca
    Serviço

    Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar

    Por ROSY SILVA16/10/2026

    Quem precisar de atendimento de urgência ou emergência em Salvador durante a madrugada deverá ficar…

    SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica

    16/10/2026

    Feminino: Bahia encerra preparação para quartas da Copa do Brasil contra o São Paulo

    16/10/2026

    Estreante, Cruzeiro será 15º brasileiro na Libertadores Feminina

    16/10/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Samu 192 ficará fora do ar por 40 minutos em Salvador durante quatro dias; veja quais números ligar

    16/10/2026

    SDE recebe Embaixada da Suécia e discute oportunidades de cooperação econômica

    16/10/2026

    Feminino: Bahia encerra preparação para quartas da Copa do Brasil contra o São Paulo

    16/10/2026
    1 2 3 … 2.938 Próximo
    Nossas escolhas

    Saiba o que é adenocarcinoma pulmonar, câncer que atinge o Papa Leão XIV

    14/10/2026

    Votação no Exterior: Lula registra 72,03% e Flávio Bolsonaro 27,97%; em atualização

    04/10/2026

    Ataque israelense mata quatro pessoas em Gaza, dizem equipes médicas

    03/10/2026
    1 2 3 … 67 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version
    Eleições 2026 — Apuração em tempo realAguardando dados oficiais do TSE
    0,00%seções
    Ver apuração