Início MOBILIDADE

Usuários do sistema Ferry-boat reclamam de demora na travessia; Concessionária foi notifica

Ferry teve transtornos nesta segunda — Foto: Redes sociais

Nesta segunda-feira (7), os usuários do sistema ferry-boat entre Salvador e a Ilha de Itaparica tiveram dificuldades para embarcar. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) diz que atuou a Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo sistema.

No período da tarde, a Internacional Travessias Salvador disse que, no momento, opera com três embarcações e tem previsão de que mais uma entre em operação ainda nesta segunda-feira.

De acordo com a concessionária, a situação do aumento da espera em alguns horários ocorreu por conta d fluxo de retorno do fim de semana, que foi ampliado pela suspensão de operação das lanchinhas, e também pelas condições adversas do clima.

Uuários relataram ter chegado às 9h45 na fila de pedestre e embarcado somente três horas depois. Isso porque uma embarcação saiu às 10h e a outra somente às 13h. O usuário e o grupo que o acompanhava chegou em Salvador somente às 14h30. O homem, que pediu para não ser identificado reclamou ainda das condições do sistema.

“Ou seja, 4:30 para uma travessia de 11km. Os ferrys estão em péssima qualidade , sem manutenção, sujos, banheiros inabitáveis ou intransitáveis, e os horários são os que eles acham conveniente”, questiona.

Em comunicado, a Agerba disse que está atuando para que a operação se regularize o mais breve possível. A agência disse ainda que “emitiu autuações a respeito do não cumprimento de horários”. No momento o sistema opera com três embarcações. A previsão da empresa é que outra embarcação retorne à operação ainda nesta segunda-feira.

Além das autuações, a Agerba diz que a empresa foi notificada para que se manifeste formalmente a respeito da retomada do serviço regular (de hora em hora). Uma embarcação está em processo de vistoria obrigatória e as demais embarcações estão em manutenção preventiva ou corretiva.

Em imagens divulgadas por usuários, nesta segunda-feira, era possível ver as embarcações lotadas no desembarque em Salvador.

Já a travessia Salvador – Mar Grande segue suspensa desde quinta-feira (3), por causa dos ventos fortes e do mar agitado, conforme informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) . Além disso, as escunas do “Passeio às Ilhas” também seguem sem operar.

Compartilhe agora: