Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Aeronave cargueira sai da pista após pouso no aeroporto de Salvador

    09/05/2026

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    09/05/2026

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Aeronave cargueira sai da pista após pouso no aeroporto de Salvador
    • Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana
    • SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar
    • Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia
    • Investimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe
    • Governo do Estado entrega obra de restauração da fachada do Santuário Senhor dos Passos
    • “Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump
    • Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para anular condenação
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Bahia»Seplan avança na elaboração de Planos de Melhoria do Desempenho para o Estado
    Bahia

    Seplan avança na elaboração de Planos de Melhoria do Desempenho para o Estado

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO24/03/20263 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    IMG 2932
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Como desdobramento das ações de acompanhamento, monitoramento e  avaliação dos programas de governo que integram o Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, a Secretaria do Planejamento (Seplan) vem avançando, junto aos órgãos estaduais, na construção de Planos de Melhoria de Desempenho com foco no aprimoramento das políticas públicas e na evolução dos indicadores de desempenho dos programas.

    A iniciativa reforça um dos pilares do planejamento governamental: transformar dados e evidências em decisões qualificadas, capazes de elevar a efetividade das ações de governo e gerar melhores resultados para a população.

    Ao longo dos meses de março e abril, estão sendo realizados encontros com diversas secretarias estaduais, entre elas as secretarias do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), consolidando uma agenda integrada de diálogo e qualificação da ação governamental.

    As reuniões integram as chamadas Rodadas Dialógicas, que têm como objetivo construir, de forma colaborativa, soluções para os principais desafios identificados na avaliação dos programas de governo.

    A metodologia parte de uma análise prévia dos indicadores que apresentaram desempenho inferior no exercício de 2025, evidenciando pontos críticos e oportunidades de melhoria. Essa etapa é conduzida pelas diretorias de Monitoramento Estratégico (DIME) e de Avaliação de Políticas Públicas (DAPP), da Superintendência de Gestão Estratégica (SGE), em articulação com as equipes dos órgãos responsáveis pela execução das iniciativas.

    Durante os encontros, gestores e técnicos analisam as causas dos resultados observados na Avaliação de Desempenho dos Programas e propõem ajustes que possam ampliar a efetividade das políticas públicas, seja por meio da ampliação de escala, da reorientação de estratégias ou da correção de fragilidades na implementação.

    A diretora de Monitoramento Estratégico, Maria Presídio, explicou que a abordagem adotada parte da análise dos indicadores para qualificar a execução das políticas públicas. “A partir dos indicadores, quando vamos ao encontro das secretarias, vamos com o objetivo de melhorar a execução da política pública. Retomamos, inclusive, a construção do PPA, quando a pergunta orientadora era: ‘o que não fazemos?’, ‘o que estamos fazendo pouco?’ ou ‘o que estamos fazendo de forma equivocada?’”, afirmou.

    Segundo ela, esse diálogo resulta na identificação de lacunas e oportunidades de ajuste. “Esse processo sempre nos leva à identificação de algo que não está sendo feito, que está sendo executado em escala insuficiente ou que precisa ser corrigido, de modo a atender melhor à demanda da política pública”, completou.

    Os Planos de Melhoria de Desempenho são construídos de forma conjunta durante as Rodadas Dialógicas e contemplam ações estratégicas voltadas ao aperfeiçoamento tanto do planejamento quanto da execução das políticas públicas.

    Após a consolidação, os planos são registrados no Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia), permitindo o acompanhamento sistemático das ações ao longo do ano, com monitoramento da evolução dos indicadores e do cumprimento dos compromissos pactuados.
    Segundo o superintendente de Gestão Estratégica da Seplan, Milton Coelho, a iniciativa constitui o cerne das atividades de Monitoramento e Avaliação. “Trata-se de um processo que fortalece o planejamento governamental por meio da análise crítica, do alinhamento entre as equipes e do aprimoramento contínuo da execução das políticas públicas”, destacou.

    A importância da atividade também foi ressaltada pelo coordenador de Ação Fundiária da Superintendência de Desenvolvimento Agrário da SDR, Marcos Borges. “As rodadas dialógicas representam uma estratégia fundamental para o fortalecimento da gestão pública e para a melhoria do desempenho das políticas públicas no nosso estado. Esses encontros não são apenas espaços formais de apresentação de propostas, mas ambientes colaborativos, onde gestores e técnicos dialogam, compartilham experiências e constroem soluções de forma conjunta”, afirmou.

    Fonte: Ascom/Seplan



    Fonte: SECOM-BA

    avança desempenho Elaboração Estado Melhoria para planos Secom Seplan
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorDia Mundial da Água: Sistema ampliado reforça abastecimento em comunidades rurais na região de Irecê
    Próximo artigo TSE tem maioria para condenar Castro à inelegibilidade até 2030
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    09/05/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia

    09/05/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Investimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe

    09/05/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Governo do Estado entrega obra de restauração da fachada do Santuário Senhor dos Passos

    09/05/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    “Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump

    09/05/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Quatro suspeitos mortos em confronto com a polícia em Itaparica

    13/09/2024

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Acidente

    Aeronave cargueira sai da pista após pouso no aeroporto de Salvador

    Por ROSY SILVA09/05/2026

    Uma aeronave cargueira da GOL Linhas Aéreas saiu da pista após pousar no Aeroporto Internacional…

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    09/05/2026

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026

    Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia

    09/05/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Quatro suspeitos mortos em confronto com a polícia em Itaparica

    13/09/2024

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

    06/05/2026

    Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington

    26/04/2026

    Lula: é preciso “dar logo” Nobel da Paz à Trump para encerrar guerras

    21/04/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.