A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) marcou presença na abertura oficial da 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que teve início neste domingo (01) e segue até 08 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. Este ano, a Sema oferece uma experiência imersiva única no bioma da Mata Atlântica, por meio do Espaço+Bahia, onde os visitantes podem explorar a rica biodiversidade deste ecossistema e compreender sua importância para a preservação ambiental.
Durante a abertura oficial, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que a Fenagro sempre foi um marco aguardado, não só por nós, baianos, mas por pessoas de outros estados também.
“A Fenagro tem um papel histórico como referência, tanto na exposição e comercialização de tecnologias quanto na apresentação de inovações e da resistência de raças animais. Este ano, com 3.500 animais esportivos, shows, comércio, diversão e muitas atividades, a feira promete ser uma semana de energia positiva para o agronegócio, a pecuária e a agricultura familiar. É um momento especial que famílias aguardam para trazer seus filhos, proporcionando uma conexão única com o mundo animal e vegetal — seja por meio dos peixes, bovinos, ovinos ou caprinos. Para muitos, é a oportunidade de vivenciar a riqueza do campo, algo que não está presente no cotidiano urbano”, afirmou o Governador.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, destacou a relevância da participação da Sema na Fenagro.
“Estamos trazendo uma vivência sensorial do bioma Mata Atlântica, permitindo que o público compreenda melhor a necessidade de sua conservação. É essencial que todos vejam a natureza como um ativo indispensável para o futuro da Bahia e do mundo”, reitera o gestor da pasta.
O secretário também afirmou que a Fenagro é muito mais do que uma feira, é um espaço de encontro, troca e valorização das tradições e do futuro do agronegócio e da agricultura familiar.
Já a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins, reforçou o papel da feira como plataforma de conscientização ambiental. “A Fenagro é uma oportunidade valiosa para sensibilizarmos o público sobre a biodiversidade e os recursos naturais da Bahia. A integração entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental é o caminho para um futuro sustentável”.
A Mata Atlântica e a sua biodiversidade
À frente da iniciativa pela Sema, o diretor de Programas e Projetos (Dipro), Hans Neto, explicou que a sala temática dedicada ao bioma da Mata Atlântica foi cuidadosamente pensado para sensibilizar e engajar o público, especialmente os jovens, sobre a importância desse bioma tão rico e indispensável.
“A Mata Atlântica desempenha um papel vital na regulação da temperatura, na produção e condução de água, e na geração de recursos econômicos, como madeira, óleos e outras matérias-primas. Além disso, é um importante destino de turismo ecológico, com sua beleza natural atraindo visitantes do mundo todo. Trouxemos para cá um pouco mais da sua rica biodiversidade, tanto da flora, conhecida por suas propriedades medicinais, quanto da fauna, com uma imensidão de espécies únicas. Nosso objetivo é despertar nas pessoas, principalmente nas crianças, a consciência sobre a necessidade de preservar esse bioma, que é fundamental, especialmente no contexto das mudanças climáticas”, reiterou Hans.
Além do governador, a cerimônia contou com a participação de secretários estaduais, representantes do setor agropecuário e lideranças da agricultura familiar.
Fonte: Ascom/Sema