Home CARNAVAL 2024

Segundo dia do carnaval reúne 1,4 milhão de foliões nos circuitos da folia em Salvador

Foto: Rosy Silva

O segundo dia do Carnaval de Salvador não só atraiu uma multidão de 1,4 milhão de foliões aos circuitos da folia, mas também foi marcado pela eficiência das câmeras de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Essas câmeras não apenas contabilizaram o público, mas também auxiliaram na localização de seis foragidos da Justiça.

A contagem do público, realizada por meio das câmeras de reconhecimento facial, ocorreu nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), bem como em pontos estratégicos da festa. Ao longo dos dois dias de festa, um total de 2,6 milhões de pessoas foram registradas, com a maior concentração ocorrendo no circuito Dodô, na Barra-Ondina.

A utilização desses equipamentos vai além da mera contagem de foliões. Nos anos anteriores, as câmeras eram empregadas principalmente para identificar foragidos da Justiça durante a folia. No Carnaval de 2023, por exemplo, 77 pessoas foram presas após serem reconhecidas por meio desse sistema.

No segundo dia deste ano, sexta-feira, as câmeras conseguiram identificar e capturar seis foragidos da Justiça, todos eles localizados nos circuitos Dodô e Osmar. Quatro desses indivíduos eram procurados por crimes de homicídios e assaltos, enquanto os outros dois eram procurados especificamente por assaltos. Os detalhes sobre os crimes que eles são suspeitos não foram fornecidos pela SSP-BA.

Após a identificação, o sexteto foi encaminhado à Polícia Civil, que procedeu com as ordens judiciais pendentes.

Compartilhe agora: