Home Eventos

Salvador inicia os festejos da Santa Dulce dos Pobres neste mês de agosto; veja detalhes

Foto: Betto Jr.

Em celebração à Santa Dulce dos Pobres, a Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) promovem uma programação dedicada à religiosa neste mês de agosto. A programação irá contar com diversas atividades gratuitas para todos os públicos.

O pontapé será dado nesta terça-feira (1°), às 8h30, com uma missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Em seguida, será inaugurada uma galeria de arte a céu aberto na Av. Dendezeiros, no Bonfim, que traz nas paredes trabalhos em grafites.

Segundo a superintendente das Osid, Maria Rita Pontes, a festa é uma simbologia especial ao legado de Irmã Dulce, “A festa em honra a Santa Dulce é um momento especial para direcionarmos nossas orações, pedidos e agradecimentos”, ressalta. 

“É um marco histórico para Salvador. Estamos prestigiando e colocando o nome da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, em uma festa do tamanho do que ela merece, com 13 dias de festividade.”, destaca o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães. 

Demais atividades religiosas 

As santas missas ocorrerão até o dia 12, no próprio santuário, às 7h, 8h30, 12h e 17h; e no dia 13, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. A vigília de Santa Dulce será realizada das 22h do dia 12 às 6h do dia 13.  

A imagem peregrina vai percorrer 14 locais da cidade, a partir desta terça (1º), das 7h às 20h: Praça Municipal, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, entre outros pontos.

Os festejos contarão com três procissões: dos Arcos, na sexta (4), às 16h, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário; da Memória, no domingo (6), às 8h, com saída do Santuário em direção à Basílica da Conceição da Praça; e Luminosa, no dia 13, às 18h, com saída da Praça Irmã Dulce em direção à Igreja do Bonfim.

Atividades culturais 

A programação também terá atrações culturais e ações de saúde. No dia 5, haverá a inauguração do Memorial Provisório de Irmã Dulce, no Dulce Café, ao lado do Santuário. Nos dias 5 e 6, às 9h, o público poderá conferir a inauguração da Galeria a Céu Aberto Santa Dulce e mutirão de pintura, na Av. Denzdezeiros.  

A Praça Irmã Dulce recebe os shows do cantor Tuca Fernandes no dia 10, às 19h30; e do tenor Thiago Arancam, no dia 11, às 19h30; apresentação de teatro infantojuvenil no dia 11, às 15h; e apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador e Coral Ecumênico da Bahia, no dia 12, às 19h30. 

No mesmo local, de 1º a 13 de agosto, acontece o Cine Santa Dulce, a partir das 14h30, com exibição do filme Irmã Dulce e documentários sobre o legado da santa; a quermesse, das 14h às 21h, com barracas de lanches e artesanato;

Nos dias 4, 7 e 11, das 10h às 16h, a Estação Saúde oferecerá gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicemia, orientação nutricional e sobre saúde bucal, e vacinação contra Influenza e Covid-19. 

A série de atrações continua com o balcão de serviços jurídicos, com encaminhamento para emissão de documentos, operação limpa nome e demais serviços. Também haverá espaço para atividades físicas e de bem-estar com aulões de dança e ginástica.

No dia 13, ponto alto da festa, acontece o show do padre Antônio Maria, às 15h; Missa Campal presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, às 16h; Procissão Luminosa (com saída e chegada no Largo de Roma), às 18h; e encerramento com o show de Waldonys, às 19h30.  

Compartilhe agora: