Em reunião realizada nesta segunda-feira (20), a Executiva Estadual do PSD decidiu manter a candidatura do deputado estadual Adolfo Menezes à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo diante da possibilidade de a sua segunda reeleição ser barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O encontro foi convocado pelo senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, e reuniu parlamentares do partido tanto no Congresso Nacional quanto na Alba. Durante a reunião, Otto condicionou a manutenção da candidatura de Menezes à aprovação de uma alteração no Regimento Interno da Assembleia.
A proposta busca garantir que, caso o STF impeça a reeleição do atual presidente, novas eleições sejam realizadas imediatamente, evitando que o primeiro vice-presidente permaneça no comando da Casa de forma indefinida. Atualmente, o regimento do Legislativo estadual não estabelece prazos para a realização de eleições em caso de vacância na presidência.
O PSD também anunciou apoio à candidatura de Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Alba, para o cargo de primeiro vice-presidente. A decisão segue o critério de proporcionalidade, considerando o número de deputados que cada partido possui na Casa.
No entanto, caso a alteração no regimento seja aprovada, as chances de Rosemberg assumir a presidência em caso de derrota de Menezes no STF podem ser reduzidas. Isso porque há resistências significativas, tanto na oposição quanto em setores da base governista, à possibilidade de um parlamentar do PT assumir o comando da Assembleia.