Home Cultura

Projeto Altares de Santo Antônio celebram a cultura e devoção

Imagem divulgação SECULT

Com o objetivo de fortalecer os ritos, celebrações e festividades populares da Bahia, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza, no período de 01 a 13 de junho, o projeto Altares de Antônio – Trezenas de Junho é tempo sagrado na minha Bahia.

Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos, abrindo o ciclo de festejos característicos do mês. A devoção ao “santo casamenteiro” envolve uma série de tradições que valorizam a fé, a cultura e a identidade do povo nordestino. O CCPI todos os anos realiza celebrações que marcam a ocasião, e em tempos de isolamento social, buscou alternativas para que a tradição fosse mantida.

As atividades vão incluir uma exposição virtual de fotos e vídeos de Altares que serão postados a partir desta segunda-feira (01), no Instagram @ccpicultura, comemorando a tradicional Trezena de Santo Antônio. Os seguidores da página podem participar da exposição enviando fotos dos altares de suas casas e demonstrando como praticam a sua devoção. Os responsáveis pelas fotos postadas receberão em sua casa como presente amostras dos tradicionais pãozinho e licor de Santo Antônio, e uma máscara de proteção com o tema, para a rezadeira da casa. A pessoa responsável pela foto mais curtida durante a trezena receberá uma imagem do santo.

“A Bahia tem essa tradição muito forte, principalmente no Recôncavo e em Salvador, com as rezas de Santo Antônio de casa em casa. Devido à pandemia, não iremos realizar o culto no Centro, mas iremos realizar o Santo Antônio virtual, envolvendo diversos lugares do estado, com convidados e homenagens”, conta o diretor do CCPI, André Reis, ressaltando que mais atividades vinculadas ao projeto serão divulgadas em breve.

Trezena da Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo terá missas em lives

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Projeto Altares de Antônio – Trezenas de Junho é tempo sagrado na minha Bahia
Exposição de fotografias e vídeos de Altares Trezenas de Santo Antônio
Quando: 01 a 13/06
Onde: Instagram@ccpicultura

Fonte: Ascom/ Secult

Compartilhe agora: