Início Salvador

Prefeitura mobiliza megaestrutura para vacinação nesta sábado (06); Veja os detalhes

Foto: Bruno Concha

Visando o combate ao vírus da Influenza e Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador montará uma megaestrutura com mais de 80 pontos para o ‘dia D’ de vacinação neste sábado (06).

A imunização acontecerá em drives pontos fixos e shoppings, que funcionarão entre 08h e 16h. Nos locais será ofertadas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários.

A titular da pasta, Ana Paula Matos destaca que o dia D é uma oportunidade especial para o cidadão se proteger contra os vírus. “As mobilizações aos sábados têm um caráter de acessibilidade para aquela parte da população que não consegue se deslocar em dias úteis aos postos, possa atualizar a carteira de vacina”, explica.

Influenza

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso levar os seguintes documentos: cartão de vacinação ou cartão SUS, um documento com foto, além de apresentar um comprovante que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário.

As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias.

 Bivalente

A dose da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais com e sem comorbidades, incluindo, gestantes e puérperas. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.

Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde; também os quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais).

Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta do cartão pode ser feita no site da SMS.

Demais Públicos

O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis.

Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª e 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital.

A 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município.

Os interessados devem apresentar obrigatoriamente originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital, documentação de identificação com foto e comprovante de residência do município.

[Confira os pontos de vacinação]

Compartilhe agora: