Início Cultura Prefeitura lança programação do Carnaval 2024 com apoio histórico aos blocos Afro

Prefeitura lança programação do Carnaval 2024 com apoio histórico aos blocos Afro

Foto: Betto Jr.

A Prefeitura de Salvador lançou nesta terça-feira (23) a programação do Carnaval 2024, que terá o tema Salvador Capital Afro, exaltando a cultura afro-brasileira da capital baiana. A apresentação ocorreu na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, primeiro bloco Afro da folia, que está completando 50 anos. Para a festa deste ano, o Município está investindo mais de R$8 milhões nos blocos Afro e Afoxés, além de apoiar 130 entidades de matriz africana independentes.

O evento teve a presença do prefeito Bruno Reis e de autoridades municipais ao lado de artistas, produtores culturais e lideranças negras da Bahia. Em 2024, a maior festa do planeta volta a investir no movimento Cole no Centro, com diversos palcos temáticos e atrações ‘pipoca’ entre o Campo Grande e o Pelourinho. A abertura oficial do Carnaval, por sinal, será na Praça Castro Alves, com um encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. O evento ocorre na quinta-feira (8), a partir das 16h.

Bruno Reis disse que este Carnaval vem para coroar uma estratégia construída desde o início do seu mandato: “Não poderia ser outro o tema, que não Salvador Capital Afro. Não poderiam ser outras as nossas homenagens, que não aos blocos Afro. O ano de 2023 foi para a gente resgatar o Carnaval do Centro, histórico da nossa cidade. Muitos diziam que a festa do Centro ia acabar, e nós mudamos essa lógica. Fizemos, no ano passado, um grande Carnaval no Centro”, disse.

“Já em 2024, chegou a hora de render homenagens e de agradecer aos blocos Afro de Salvador por tudo o que eles representam e pelas transformações que eles fazem nas suas comunidades. E aí está o nosso legado para os blocos Afro. Foram mais de R$8 milhões em investimento”, completou, ao destacar que nos dois primeiros anos da sua gestão a festa não ocorreu por causa da pandemia.

Pré-carnaval

 festa começa no dia 3 de fevereiro, sábado, com o Fuzuê, que levará 42 atrações para o circuito Orlando Tapajós (do Clube Espanhol ao Farol da Barra). Todas desfilam no chão, sem equipamentos eletrônicos. No dia seguinte, domingo, ocorre no mesmo percurso o Furdunço, que reunirá 52 artistas em trios de pequeno e médio portes.

No dia 5, ocorre uma das novidades de 2024. Xanddy Harmonia vai levar para o público, de graça, um dos maiores eventos de ensaios de verão de Salvador: A Melhor Segunda-Feira do Mundo. O trio pipoca sai da Ondina até o Farol da Barra. No dia 6, no mesmo percurso, é a vez de Léo Santana realizar o Pipoco, também de graça. Já na quarta-feira, dia 7, os bloquinhos de fanfarra finalizam o pré-Carnaval com o circuito Sérgio Bezerra, do Farol da Barra até o Morro do Cristo.

Cole no Centro

Com o sucesso do ano passado, a Prefeitura repete o investimento para diversificar as atrações no Centro da cidade. A região vai receber cinco eventos. São eles o Furdunço do Centro, no dia 9, com 18 atrações em torno do Campo Grande; o Pôr do Sol na Praça Castro Alves, com Pitty, Davi Moraes e Pepeu Gomes; o Desfile de Fantasias de Luxo LGBTQIAPN+, no dia 12, na Praça Municipal, e o After Batekoo, esticando os dias de festa na Praça Castro Alves.

Além disso, o Cole no Centro terá oito palcos temáticos. As novidades são o Palco Salvador Capital Afro, só com artistas da música negra, e o Coreto Colorindo Salvador, com artistas, músicos e performistas da comunidade LGBTQIAPN+. Seguem na programação os palcos Donas do Som, só com mulheres; o Axé Pelô, voltado para a tradicional Axé Music; o Varanda da Folia, que tocará entre os intervalos dos trios do Campo Grande; o Palco Multicultural, com diferentes estilos musicais; a Arena do Samba, para o ritmo baiano; e o Coreto das Orquestras.

O Circuito Osmar estará repleto de blocos pipoca. Além da tradicional Pipoca das Cores de Saulo, Ivete Sangalo vai se apresentar de graça na Super Terça, fechando o Carnaval. Também saem em trios sem corda Psirico, Xanddy Harmonia, Léo Santana, Parangolé, Oh Polêmico, La Furia, O Poeta, Thiago Aquino, O Kannalha, Timbalada, entre outros.

Compartilhe agora: