Início Bahia

Prefeitura de Salvador lança capacitação gratuita para microempreendedores

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador lançou nesta terça-feira (4), uma trilha de capacitação voltada para microempreendedores individuais (MEIs) da capital baiana. O projeto, parte do programa Treinar para Empregar, oferece suporte e mentoria gratuitos, com o objetivo de alavancar os negócios de profissionais do setor de comércio e serviços. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, durante um evento realizado no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.

A nova trilha de empreendedorismo visa alcançar 1 mil microempreendedores, divididos em três ciclos de trabalho. O primeiro e o segundo ciclos atenderão 350 participantes cada, e o terceiro, 300, todos com duração de quatro meses. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: Formulário de Inscrição.

“O maior programa social que um governo pode realizar é a geração de emprego e renda”, destacou o prefeito Bruno Reis. Ele ressaltou que o Treinar para Empregar já beneficiou mais de 60 mil pessoas em Salvador, atendendo às necessidades do mercado e às demandas de novas atividades comerciais.

A capacitação será estruturada em várias etapas, começando com um diagnóstico que envolve análise e entrevistas com os empreendedores inscritos. Em seguida, haverá capacitação em parceria com a Fecomércio, na Casa do Comércio, onde serão abordados temas como plano de negócios, design de produtos, finanças, marketing e vendas. As últimas etapas incluirão consultoria personalizada e sessões de tira-dúvidas por videochamadas e ligações telefônicas.

Mila Paes enfatizou a importância da iniciativa: “São quase 270 mil profissionais nesse ramo na cidade, com um crescimento de quase 200% de microempreendedores individuais nos últimos dez anos. No pós-pandemia, esse crescimento foi ainda maior, então a gente precisava trabalhar uma trilha de formação como a que estamos disponibilizando a partir de hoje”.

Além do lançamento da trilha formativa, a prefeitura inaugurou o primeiro espaço do Treinar para Empregar no Mercado São Miguel, com capacidade para 30 pessoas. Mila Paes informou que outros espaços semelhantes serão implantados em diversos equipamentos públicos da cidade, oferecendo conteúdos, palestras e cursos.

O presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, destacou a relevância da capacitação: “É difícil empreender no país, logo, esse movimento da prefeitura vem numa hora boa, ajudando esse pessoal a se capacitar e a desenvolver bem o seu trabalho”.

A secretária também mencionou o programa CredSalvador, que já concedeu mais de R$ 22 milhões de financiamento a mais de 7 mil MEIs, e anunciou que uma segunda fase do programa começará em breve.

Compartilhe agora: