Home Destaques

Polícia Civil realiza operação em 5 estados contra grupo acusado de desviar dinheiro da saúde

OPERAÇÃO RAIO X

Mais de 500 policiais civis, 30 promotores de Justiça e 10 agentes de Promotoria participam da operação “Raio X”, deflagrada na manhã desta terça-feira (29) para desmantelar grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde mediante celebração de contratos de gestão entre municípios e OSs (Organizações Sociais).

A ação é coordenada pelo Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Araçatuba (SP), em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público.

A investigação teve início há cerca de dois anos e conta com inquéritos policiais instaurados nas comarcas de Penápolis e Birigui. Segundo a Polícia Civil, nesse período foi desvendado um gigantesco e sofisticado esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais em prejuízo da saúde.

Ainda de acordo com a polícia, foram expedidos mandados de busca e de prisão para endereços em dezenas de municípios nos Estados de São Paulo, Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Foram convocados para a operação 520 policiais civis de São Paulo, com apoio de 200 policiais de outros estados e também da Polícia Federal do Pará.

A ação tem o apoio de dois helicópteros Pelicano da Polícia Civil, 130 viaturas policiais, além dos promotores de Justiça e agentes de Promotoria.

Outras informações devem ser passadas à imprensa em coletiva durante a manhã no auditório da Deic/CPJ (Divisão Especializada de Investigações Criminais da Polícia Judiciária) de Araçatuba.

Compartilhe agora: