Início Política

O CRISTO REDENTOR DE LOS ANDES

Artigo de Antônio Carlos Aquino de Oliveira

O CRISTO REDENTOR DE LOS ANDES é muito mais que um monumento católico, uma fantástica escultura, um importante capítulo na história das relações Chile – Argentina, um desafio superado pelos Argentinos e Chilenos, é um magnético patrimônio da humanidade, uma atração permanente a ser visitado.

Pela segunda vez estive lá, passei por lá sem aproveitar devidamente todos seus encantos, a energia e a beleza do lugar. Da primeira vez o frio e o vento forte foram os empecilhos, dessa vez, em pleno Carnaval, o excesso de carros, poeira, gente, gritos e buzinas, associados ao vento e ao frio não nos permitiu ficar mais de quinze minutos no lugar.

Vou voltar!!!! A imagem do Cristo Redentor de Los Andes está a 3.854 metros acima do nível do mar, nas margens da maravilhosa rodovia Passo Internacional de Los Libertadores entre Mendoza e Santiago.

Na sua base fica a cidade de Los Cuevas que no inverno não passa de vinte habitantes. São nove kilometros de curvas de 360⁰ até o topo de estrada de cascalho, pó e pedra, onde cada um vai por sua conta e risco, os de mais juízo com 4 x 4. No inverno o acesso fica impedido e as temperaturas chegam a 30 graus negativos. A estátua – escultura pesa quatro mil kilos, tem seis metros de altura, sendo que a cruz mede sete metros, assentadas sobre um pedestal de pedra e ferro com seis metros de altura.

A lindíssima e imponente imagem de Cristo está sobre o hemisfério terrestre, com a cruz na mão esquerda e a mão direita parece acenar e abençoar a todos no lugar, os que passam na carreteira e a todos desse mundo velho de meu Deus. É uma maravilhosa obra do escultor Argentino Mateo Alonso que foi inaugurada em 13 de março de 1904 após ser trazida de Buenos Aires em trem e feita a ascensão em lombo de burros e mulas.

Essa maravilha dos humanos fica na fronteira Chile – Argentina na passagem de Usapallata. O Cristo Redentor de Los Angeles é uma motivação de viajar, um estímulo para os brindes com os excelentes vinhos dos dois países hermanos.

Compartilhe agora: