Início Saúde SETEMBRO LILÁS: CONSULTAS GRATUITAS E PALESTRAS ACONTECEM DURANTE TODO O MÊS COMO...

SETEMBRO LILÁS: CONSULTAS GRATUITAS E PALESTRAS ACONTECEM DURANTE TODO O MÊS COMO FORMA DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS REUMÁTICAS

Atendimento médico acontece nos dias 14 e 15, em no bairro Trobogy, em Salvador, e em Ouriçangas (BA), respectivamente. Aulas públicas de Zumba e Yoga também estão no calendário do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático (NUCLEAR)

Reumatismo é um conjunto de enfermidades que afetam as articulações. Com o objetivo de alertar sobre os sintomas e o tratamento para tais enfermidades, há quatro anos Salvador sancionou a Lei 8.925/2015, que institui a campanha de prevenção ao Reumatismo, denominada de “Setembro Lilás”. Dentre as iniciativas preventivas, acontece dia 12 de setembro o Aulão de Zumba, com a professora Jenn Fernandez, na Praça do Campo Grande, em Salvador, das 9h às 10h. No dia 13, das 8h às 17h, a fim de explicar sobre a importância da prática da atividade física, a psicóloga Miriam Marostica e a gerontóloga Angela Lindoso abordarão o tema “Corporeidade e prática de biodança”, em Mata de São João, na Praia do Forte. No mesmo lugar, será realizado um aulão de Yoga, na Praia do Forte – Mata de São João (BA).

No dia 14, das 9h às 16h, consultas gratuitas serão realizadas com a reumatologista Mônica Martinelli, no bairro do Trobogy, em Salvador. No mesmo dia, haverá uma palestra com a médica sobre o tema “Osteoratrose: Como evitá-la?”. No dia seguinte, 15 de setembro, as consultas acontecerão no Município de Ouriçangas (BA), das 9h às 16h; o tema da palestra deste dia será “Saúde Articular e Longevidade Saudável”. O projeto já realizou consultas gratuitas este ano em Acajutiba (BA) e no bairro da Mata Escura, em Salvador.

SETEMBRO LILÁS

Idealizado por Mônica Martinelli, criadora e coordenadora do projeto, em 15 de outubro de 2015, foi sancionada a Lei 8.925/2015, em Salvador, que designou Setembro como o mês de campanha de atenção às Doenças Reumáticas. O objetivo do “Setembro Lilás” é informar a população, de um modo geral, sobre a importância de prevenção contra as enfermidades que compõem o Reumatismo.

O NUCLEAR organiza, anualmente, um calendário de atividades e atendimentos voluntários, durante o “Setembro Lilás”. Palestras com profissionais da área de saúde, a fim de explicar à população os sintomas e as particularidades de cada enfermidade; Aulas abertas de capoeira e dança, como forma de valorizar a importância da atividade física na saúde articular; curso de automaquiagem, iniciativa que auxilia na melhoria da autoestima do portador de Lúpus – doença reumática que deixa marcas na pele e, no decorrer do mês, nove Feiras de Saúde, com consultas gratuitas, em bairros populares de Salvador.

Após a instituição do mês de setembro como símbolo de atenção às doenças reumáticas em Salvador, o “Setembro Lilás” também passou a vigorar, com o mesmo intuito, desde 2017, em Serrinha e Feira de Santana. Esse ano, além da Capital Baiana, as ações organizadas pelo NUCLEAR para a campanha preventiva ao Reumatismo também vão acontecer em Simões Filho, Acajutiba, Mata de São João (Praia do Forte), Ouriçangas, Maracás e Valença. Em Salvador, os atendimentos e atividades acontecerão nos bairros: Barra, Mata Escura, Campo Grande, Trobogy, Garibaldi, São Caetano, Nazaré e Cajazeiras V.

SINTOMAS E TRATAMENTO DAS DOENÇAS REUMÁTICAS

São cerca de 200 doenças reumáticas que podem atingir ainda o sistema respiratório, gastrointestinal, a pele etc. De acordo com a médica Mônica Martinelli, as enfermidades reumáticas juntas representam a segunda causa de morbimortalidade em todo o mundo, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Engana-se quem pensa que o reumatismo é um problema exclusivo para pessoas mais velhas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essas enfermidades podem ocorrer em qualquer faixa etária.

Dores nas articulações, por um período que ultrapasse mais de seis semanas, vermelhidão, inchaço ou calor nas articulações, dores ao tentar esticar os braços sobre a cabeça ou ao levantar os ombros até o pescoço, ou ainda dificuldade para movimentar as articulações ao acordar, são sintomas que devem servir de alerta e encaminhamento a um médico. De acordo com a especialista Mônica Martinelli, do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático (NUCLEAR), no Brasil mais de 12 milhões de pessoas sofrem com doenças reumáticas e distúrbios musculoesqueléticos.

Os sintomas do reumatismo variam de acordo com os tipos de doenças. Monica Martinelli explica que, por exemplo, a osteoporose é mais frequente em mulheres acima de 40 anos. Enquanto que a osteoartrite, a depender da localização, é mais frequente em gêneros diferentes: “nos joelhos é mais comum em mulheres, nos quadris é mais comum em homens. A artrite reumatoide acomete mais mulheres acima 40 anos; a gota é mais comum em homens acima de 35 anos; a espondilite em homens acima de 35 anos; e o lúpus eritematoso sistêmico em mulheres entre 15 e 20 anos”, revela a reumatologista.

PROGRAMAÇÃO – SETEMBRO LILÁS

14/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Osteoratrose: Como evitá-la?

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Trobogy – Salvador

Endereço: Rua Aymoré Moreira, Condomínio Trobogy – Bairro Trobogy

15/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Saúde Articular e Longevidade Saudável

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Auditório da Prefeitura de Ouriçangas (BA)

19/09 (17h)

O que: Curso Auto maquiagem e apresentação de Dança do Ventre

Local: Avenida Anita Garibaldi nº 1477 – Centro Médico Alexandre Fleming sala 201/202

Garibaldi – Salvador

20/09 (09:00-14:00)

O que: Palestra Orientações reumatologicas

Local: Mata de São João

21/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Osteoporose: como diagnosticar e tratar?

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: São Caetano – Salvador

Endereço: 5ª Travessa São João do Jardim Lobato – Lote 12ª – São Caetano – Salvador

22/09 (07:00 – 16:00)

Tema: Corporeidade e prática de biodança com a psicóloga Miriam Marostica e a gerontóloga Angela Lindoso

O que: Aulão de Yoga

Local: Praia do Forte – Mata de São João (BA)

23/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Aspectos Psicossomáticos da Fibromialgia

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Maracás (BA)

Endereço da Palestra: Auditório Ivonete Dias Praça da Bandeira Maracas

Endereço das Consultas: Praça Rui Barbosa Centro Maracas

24/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Aspectos Psicossomáticos da Fibromialgia

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Maracás (BA)

Endereço da Palestra: Auditório Ivonete Dias Praça da Bandeira Maracas

Endereço das Consultas: Praça Rui Barbosa Centro Maracas

25/09

Tema: Novas perspectivas no tratamento da osteoporose discussão de casos clínicos.

Local: Gamboa de Cima, 11 – DOIS DE JULHO

 

27/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Diagnóstico diferencial das doenças reumáticas autoimunes

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Valença (BA)

28/09 (09:00 – 17:00)

O que: Exposição de artes das crianças, roda de capoeira, sarau artístico e ciclo de palestras sobre os temas:

  1. Movimento saudável
  2. Nutrição saudável e prática de exercícios
  3. Expressão do ser

Local: Forte Santo Antônio Além do Carmo – Salvador

30/09 (09:00 – 16:00)

Tema: Lúpus: o que é preciso saber?

O que: Feira de Saúde – Consultas reumatológicas e orientações com Dra. Mônica Martinelli

Local: Rua José Luiz de Carvalho Filho – Quadra 06, Caminho 02, N 12 – Cajazeiras V

SERVIÇO:

O que: Setembro Lilás

Onde: Salvador, Simões Filho, Acajutiba, Mata de São João (Praia do Forte), Ouriçangas, Maracás, Valença.

Quando: De 1º de setembro a 30 de setembro

Valores: Gratuito

Compartilhe agora: