Início Bahia

Nasce bebê indígena de número 300 no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus

Foto: Maurício Maron/Ascom HMI

Emilly Roma, 19, e Adilson Júnior, 23, ambos descendentes do Povo Tupinambá, vivem em Cururupe, Ilhéus, local de um histórico massacre de 1559 contra os Tupinambá. A recém-nascida Maria Eloá, filha do casal, nasceu nesta quinta-feira (18) no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. Ela é o 300º bebê indígena nascido na unidade desde sua inauguração em 2021.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) destacou que o hospital, habilitado pelo Ministério da Saúde desde março para atendimento especializado a povos indígenas, segue diretrizes para melhorar o acesso e adequar o ambiente e dietas conforme as especificidades culturais.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, com 105 leitos de internação, incluindo 10 de UTI Neonatal, é referência na região para partos de risco e cuidados intensivos. A unidade também oferece atendimento ambulatorial especializado e funciona como um polo de desenvolvimento acadêmico e científico.

Por fim, conforme o IBGE, a Bahia tem a segunda maior população indígena do Brasil, com 229.103 pessoas, representando 1,62% dos habitantes do estado. Salvador é a segunda capital mais indígena do país, e Porto Seguro e Ilhéus também têm grandes comunidades indígenas. Entre 2010 e 2022, o número de pessoas que se autodeclararam indígenas no Brasil aumentou 88,8%.

Compartilhe agora: