Home Entretenimento

Museus têm programação especial para marcar início da primavera

Durante a 13ª Primavera dos Museus, entre 23 a 29 de setembro, os museus baianos ganham programação especial promovida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Na foto, sala do Cinema do Museu Geológico da Bahia, que integra a 13ª Primavera dos Museus. Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Com a chegada da primavera nesta segunda-feira (23), os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) estão com uma programação especial até domingo (29). A 13ª edição da Primavera dos Museus inclui também o Museu Geológico da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), reforçando as ações dos equipamentos culturais, que vão além do acervo exposto.
Durante a 13ª Primavera dos Museus, entre 23 a 29 de setembro, os museus baianos ganham programação especial promovida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Na foto, fachada do Cinema do Museu Geológico da Bahia, que integra a 13ª Primavera dos Museus.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Na tarde desta segunda (23), idosos atendidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) participaram de uma sessão especial de cinema no Museu Geológico. A aposentada Terezinha Bispo aprovou a atividade. “Embora eu goste muito de cinema, não é sempre que tenho a oportunidade de ir. Hoje, o nosso grupo foi agraciado com esse passeio que ajuda até a refrescar nossas ideias”, revelou.
A programação no Museu Geológico envolve sessões de cinema para estudantes da rede estadual e palestras, além de uma observação noturna do céu da primavera, no Largo da Vitória, na próxima quinta-feira (26), a partir das 18h. O diretor do museu, Eli Sampaio, explicou que essas ações ajudam a aproximar o público do equipamento cultural. “Algumas pessoas nunca visitaram um museu e, com esses projetos, elas têm a oportunidade de visitar e conhecer nosso acervo. Com isso, conseguimos desconstruir uma imagem e mostrar que este é um espaço conectado com nosso tempo”, afirmou.
No Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, uma oficina de flores estimulou a criatividade nesta segunda-feira (23). Outros equipamentos da capital baiana, como o Museu de Arte Moderna (MAM-BA), o Museu Udo Knoff, o Museu Tempostal, o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Palacete das Artes, integram a programação especial.
“Os museus administrados pelo Ipac estão engajados em uma programação bastante diversa para celebrar a primavera. É uma iniciativa que nos ajuda a intensificar a relação com o público que nos visita. A partir do tema deste ano, ‘Museus por dentro, por dentro dos Museus’, queremos promover esse olhar do público para além do que está exposto”, destacou a assessora técnica da Diretoria de Museus do Ipac (Dimus), Fátima Soledade.
A inciativa também chega ao Recôncavo Baiano, com ações no Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, e no Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. A programação completa está disponível no blog da Dimus.
Compartilhe agora: