Home Arte

Museus do Pelourinho comemoram os 200 anos da Independência do Brasil

Foto: Reprodução

Na próxima sexta-feira (30), os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), iniciarão as comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

‘Pelos Caminhos da Independência’ é o tema adotado pelo IPAC para as celebrações nos museus Tempostal, UdoKnoff e Centro Cultural Solar Ferrão, para atrair baianos e turistas nesse marco histórico. As atividades terão início às 10h, ao longo de todo dia.

O Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia está sendo comemorado pelo Governo da Bahia com ações e festejos por todo o estado. A comemoração visa reforçar fortalecer a memória desse momento crucial para a emancipação do povo brasileiro.

Cortejo Cultural

O Cortejo da Independência será iniciado na Praça Quincas Berro d´água, saindo pelas ruas do Pelourinho, com a Orquestra Aurorao Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador.

Durante o percurso serão abertas exposições no Centro Cultural Solar Ferrão, no Museu Tempostal e no Museu UdoKnoff. Em cada uma das paradas serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa.

Programação dos Museus

A exposição ‘Pelos Caminhos da Independência: Caboclo’ tem como objetivo principal relembrar as lutas travadas pelos povos indígenas contra os portugueses durante a Independência do Brasil, símbolo importante dessa grande festa.

Já a exposição ‘Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade’ possui um caráter educativo e histórico. A mostra visa resgatar a passagem do exército pelas ruas durante as comemorações do Dois de Julho, utilizando cartões postais e fotografias.

No Museu UdoKnoff, a mostra ‘Releituras da história em azulejo’ apresenta trabalhos artísticos envolvendo estudantes e idosos. O público terá a oportunidade de participar de palestras, bate-papos e oficinas relacionadas à maior festa cívica da Bahia.

Compartilhe agora: