Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    27/04/2026

    Fapesb lança edital com 22 vagas em regime REDA para nível superior

    27/04/2026

    Estado garante ambulância, equipamentos e novos investimentos para Santa Teresinha

    27/04/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar
    • Fapesb lança edital com 22 vagas em regime REDA para nível superior
    • Estado garante ambulância, equipamentos e novos investimentos para Santa Teresinha
    • CNJ: mutirão quer erradicar sub-registro de pessoas em situação de rua
    • Show da Shakira: Crea-RJ vai autuar empresa após morte de trabalhador
    • Foco na reação: Bahia inicia preparação para enfrentar o São Paulo fora de casa
    • Projeto leva tratamento gratuito a doenças negligenciadas no Amazonas
    • Nova incubadora de startups lança concurso Ideias Inovadoras
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Mulheres alcoolistas pedem olhar especial de políticas públicas
    Últimas notícias

    Mulheres alcoolistas pedem olhar especial de políticas públicas

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO15/12/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    divulgacao a.a.rj
    © Alcóolicos Anônimos/Divulgação
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    A curitibana Lúcia* somente entendeu que havia sofrido abusos sexuais por parte do próprio marido depois do processo de recuperação da dependência em álcool. “A mulher alcoólica é extremamente vulnerável”, lamentou, em entrevista à Agência Brasil. No país, mais de 7% das mulheres adultas têm diagnóstico de alcoolismo.ebcebc

    Lúcia, que procurou apoio no Alcoólicos Anônimos (AA), só entendeu a gravidade da situação em que se encontrava no processo de recuperação. Ela defende que são fundamentais serviços especiais em políticas públicas para amparar quem passa por esse problema. Inclusive, diante desse cenário de urgência, a Lei 15.281, sancionada esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva determina que se promova a assistência multiprofissional específica para mulheres usuárias e dependentes de álcool.

    De acordo com a psiquiatra Natalia Haddad, vice-presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), é fundamental que exista atenção especial para esse público. Entre os números alarmantes, a pesquisadora relata que as mortes associadas ao consumo de álcool entre as mulheres cresceram 27% no período de 2010 a 2023.

    “A gente precisa ver o que vai ser implicado com essa lei, quais ações que vão ser implantadas e um prazo para essa implementação”, ponderou.

    A pesquisadora ressalta ser necessário observar como deve ocorrer o apoio profissional em diferentes situações de vida. “É muito diferente tratar uma mulher alcoolista do que um homem alcoolista, uma gestante alcoolista do que uma não-gestante. Uma adolescente do que uma adulta”, exemplificou.

    Outra ponderação feita pela psiquiatra é que as mortes de mulheres causadas pelos transtornos de uso de álcool são em sua maioria entre pretas e pardas (70%). “Existe um recorte de gênero e também social que precisamos olhar para direcionar melhor esse tratamento”, afirma.

    Diferenças biológicas

    A pesquisadora contextualiza que as características biológicas da mulher são diferentes em relação ao impacto do álcool no organismo. Como as mulheres têm menos quantidade de água no corpo e também menos enzimas hepáticas que conseguem metabolizar o álcool, elas conseguem ingerir a substância em uma quantidade inferior à do homem.

    Além das condições orgânicas, a psiquiatra aborda que questões sociais e relacionadas a estigmas também fazem com que a dependência tenha um impacto diferenciado para as mulheres.

    “Elas, muitas vezes, têm jornadas duplas ou triplas, incluindo carreira profissional e atribuições em casa”, explica.

    Outra atenção especial que políticas públicas devem ter, segundo acredita a especialista, relaciona-se a mulheres que estão gestantes ou amamentando. Nesses casos, a dependência pode gerar doenças para a mãe e para o feto.

    “Nós sabemos que a mulher tem mais dificuldade de procurar ajuda do que o homem”, diz, acrescentando que pode ser em decorrência de sentimento de culpa e o estigma social.

    Grupos femininos

    A psiquiatra do Cisa recomenda que as mulheres tenham a opção de pedir apoio em grupos exclusivos para elas. Ela ressalta que o alcoolismo é uma doença crônica caracterizada principalmente pela incapacidade de interromper ou controlar o uso da substância.

    No caso de Lúcia*, ela buscou apoio na irmandade dos Alcoólicos Anônimos para ter tranquilidade em falar sobre toda e qualquer situação sem receio ou vergonha.

    Outra mulher ouvida pela reportagem, que prefere se identificar como Kika*, moradora do Rio de Janeiro, diz que é fundamental ter um ambiente em que se possa falar sem julgamentos.

    “É isso que encontramos nas salas femininas das reuniões de AA. As histórias são tão parecidas que, no final, juntando um pedacinho da fala de cada companheira, vejo ali a minha história sendo contada”, explica.

    Sandra*, de São Paulo, diz que há 24 anos não vai ao primeiro gole e que a realidade de muitas mulheres é de preconceitos até mesmo em família

    Visibilidade

    No Alcoólicos Anônimos, inclusive, cerca de 6,5 mil mulheres entraram em contato pelos canais de ajuda da Colcha de Retalhos, iniciativa que promove atividades com profissionais de diversas áreas sobre alcoolismo em mulheres para garantir maior visibilidade ao tema.

    Segundo o AA, com a chegada de mais mulheres, as reuniões de composição feminina aumentaram 47,7%, comparando os períodos pré e pós-pandemia. Atualmente são 65 reuniões femininas realizadas semanalmente. A irmandade disponibiliza canais para pedido de ajuda.

    “Relatos de muitas mulheres alcoólicas confirmam que, no espaço oferecido pelas reuniões de composição feminina, elas puderam expressar seus sentimentos, suas dores e os abusos que sofreram durante o período do uso compulsivo da bebida alcoólica”, disse a psicóloga Jaira Adamczyk, pesquisadora em tratamento e prevenção à dependência química.

    Confira aqui onde há reuniões do Colcha de Retalhos para mulheres.

    Saiba mais sobre a lei que promove a assistência multiprofissional específica para mulheres usuárias e dependentes de álcool.

    Saiba mais sobre o AA.

    * Nomes das mulheres foram alterados a fim de se manter o anonimato dos testemunhos

    Fonte: EBC

    alcoolistas especial mulheres olhar pedem políticas públicas
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorSetor editorial e de livros registra expansão de 13% no país
    Próximo artigo Operação Natal do Procon-BA fiscaliza acessibilidade no comércio
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    27/04/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Fapesb lança edital com 22 vagas em regime REDA para nível superior

    27/04/2026 Emprego Por REDAÇÃO

    Estado garante ambulância, equipamentos e novos investimentos para Santa Teresinha

    27/04/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    CNJ: mutirão quer erradicar sub-registro de pessoas em situação de rua

    27/04/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Show da Shakira: Crea-RJ vai autuar empresa após morte de trabalhador

    27/04/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Foco na reação: Bahia inicia preparação para enfrentar o São Paulo fora de casa

    27/04/2026 Bahia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Destaque

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    Por REDAÇÃO27/04/2026

    Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão…

    Fapesb lança edital com 22 vagas em regime REDA para nível superior

    27/04/2026

    Estado garante ambulância, equipamentos e novos investimentos para Santa Teresinha

    27/04/2026

    CNJ: mutirão quer erradicar sub-registro de pessoas em situação de rua

    27/04/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington

    26/04/2026

    Lula: é preciso “dar logo” Nobel da Paz à Trump para encerrar guerras

    21/04/2026

    Anistia acusa EUA, Israel e Rússia de minar multilateralismo

    21/04/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.