Início Coronavírus

Morre Li Wenliang médico chinês que alertou sobre o coronavírus

Médico chinês Li Wenliang que denunciou o público sobre uma possível doença “semelhante à SARS” em dezembro de 2019 morreu de coronavírus em Wuhan nesta quinta-feira, de acordo com a rede CNN, citando a mídia chinesa.

Portanto, o hospital em que Li foi internado anunciou em uma rede social Weibo que ele está internado na UTI. O post do canal estatal que divulgou sua morte foi deletado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia lamentado a morte de Li pelo Twitter, sem divulgar qual era sua fonte. Após o choque de informações, contudo, a OMS voltou à rede horas depois para explicar que a informação da morte de Li tinha sido repassada ao Diretor Executivo de Emergências de Saúde da organização, Mike Ryan, pela imprensa.

“No briefing de hoje a respeito do novo coronavírus, Dr. Mike Ryan foi questionado sobre a informação de que o Dr. Li Wenliang havia falecido, e expressou condolências. A OMS não tem informação sobre o estado do Dr. Li”, dizia o novo tuíte.

A notícia de que o médico ainda estava vivo gerou comoção nas redes sociais, onde foram registradas mensagens de apoio a Li Wenliang.

“Não estou dormindo! Estou esperando por um milagre!”, escreveu um internauta. “Não precisamos dormir hoje à noite, mas Li Wenliang deve sobreviver”.

Li Wenliang, de 34 anos, oftalmologista do Hospital Central de Wuhan, foi interrogado pelas autoridades sanitárias chinesas e mais tarde foi convocado pela polícia de sua cidade, epicentro da epidemia, para assinar uma carta de reprimenda na qual ele foi acusado de “espalhar boatos online” e “perturbar gravemente a ordem social”.

O médico foi hospitalizado em 12 de janeiro após contrair o vírus de um paciente. Foi confirmado que ele tinha a doença em 1º de fevereiro.

Compartilhe agora: