Home Ação

Ministério da Saúde notifica o sexto óbito de febre maculosa no Brasil; Veja detalhes

Imagem: reprodução

O Brasil registrou 49 casos de febre maculosa ao longo deste ano, segundo atualização do Ministério da Saúde feita nesta terça-feira (13). Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente. A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos registros.

A pasta diz em nota que acompanha a morte de três pessoas com quadro suspeito de febre maculosa em Campinas, no estado de São Paulo. Uma das vítimas teve a bactéria como causa confirmada e as outras duas estão com exames em análise.

O órgão informa também que distribui aos estados os antibióticos específicos indicados para o tratamento da doença e vem promovendo ações de capacitação direcionadas às vigilâncias regionais, divulgando diretrizes técnicas e recomendações de conduta.

Último óbito

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na noite desta terça-feira (13) a morte da adolescente de 16 anos de idade, internada em um hospital privado no município com suspeita de febre maculosa. A adolescente foi hospitalizada na sexta-feira (9) e seu caso já havia sido notificado à Vigilância em Saúde.

A família só comunicou o fato de que a adolescente esteve em evento na Fazenda Santa Margarida, ao ver a repercussão das mortes. Outras três pessoas que foram à fazenda no dia 27 de maio morreram em consequência de complicações da doença.

“Em razão das confirmações, a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa localizado. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença”, informou a Secretaria de Saúde de Campinas por meio de nota.

Entenda o que é essa febre

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato estrela, que na fase adulta é marrom e tem o tamanho de um feijão verde. O parasita depende de sangue de outros seres para sobreviver.

A doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Em humanos, os sintomas caracterizam-se por febre e máculas (manchas) vermelhas no corpo.

Se não for tratada, a doença pode levar à morte rapidamente. Se diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico nos três dias iniciais de manifestações clínicas, a doença tem cura. Porém, depois que a bactéria se espalha pelas células que formam os vasos sanguíneos, o caso pode se tornar irreversível.

Compartilhe agora: